Brasil registra déficit de US$ 9,035 bilhões nas transações correntes em julho

Banco Central

Segundo divulgação do BC, o acumulado de 12 registra saldo negativo equivalente a 1,31% do PIB (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

O 💥️Brasil teve déficit em transações correntes de 9,035 bilhões de dólares em julho, somando em 12 meses um saldo negativo equivalente a 1,31% do 💥️Produto Interno Bruto (PIB), divulgou o 💥️Banco Central nesta segunda-feira.

O dado veio pior que a expectativa de déficit de 5,9 bilhões de dólares, conforme pesquisa Reuters com analistas. No mês, os investimentos diretos no país (IDP) somaram 7,658 bilhões de dólares, acima da projeção de analistas de 7 bilhões de dólares.

Em julho, houve um salto na remessa de lucros e dividendos para o exterior, a 3,132 bilhões de dólares, de 1,036 bilhões no mesmo mês do ano anterior.

Por sua vez, a balança comercial sofreu uma queda de 54,8% na mesma base de comparação, alcançando 1,602 bilhão de dólares.

De janeiro a julho, o déficit em transações correntes alcançou 21,683 bilhões de dólares, crescimento de 76,8% sobre igual período do ano passado, e já acima da expectativa que havia sido divulgada pelo BC para o ano, de um rombo de 19,3 bilhões de dólares. A projeção foi feita em junho e será revisada pelo BC em setembro.

Em 12 meses, o déficit chegou a 24,392 bilhões de dólares, equivalente a 1,31% do Produto Interno Bruto (PIB), num salto em relação ao mês anterior, quando o patamar era de 1,06% do PIB.

💥️Compra de Ações por Estrangeiros

Em julho, o investimento de estrangeiros em ações e fundos de investimento no país chegou a 4,880 bilhões de dólares, mais que o dobro do registrado um ano antes, levando o resultado do acumulado do ano ao campo positivo, com ingresso de 2,871 bilhões de dólares.

Rocha destacou que a linha foi sensibilizada em cerca de 2,5 bilhões de dólares por duas operações: venda no mês da fatia da Petrobras na empresa de combustíveis BR Distribuidora e oferta secundária de ações da resseguradora IRB.

Em agosto, a parcial até o dia 22 já aponta saída líquida do Brasil de 2,4 bilhões de dólares em ações e fundos de investimento.

Os números, segundo Rocha, denotam “a volatilidade nesses instrumentos de portfólio”, com entradas e saídas sendo alternadas mês a mês.

O que você está lendo é [Brasil registra déficit de US$ 9,035 bilhões nas transações correntes em julho].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...