Mudar de cores, padrão ou ver mensagens: interior dos carros pode vir a ser revolucionado com a chegada da tinta eletrónica - Ex
Lembra-se dos protótipos da BMW que mudavam de cor graças a uma tinta eletrónica? Essa solução agora pode expandir-se, depois de a multinacional espanhola Antolin ter chegado a acordo com a E Ink para levar esta digitalização e personalização ao interior dos automóveis.
Da mesma forma que os carros foram preenchidos com ecrãs, há inovadores que imaginaram que a tecnologia da tinta eletrónica também pode ser incorporada no interior do automóvel: a primeira empresa a apresentá-la, de acordo com a publicação espanhola ‘El Economista’, foi a Antolin, fornecedora líder de interiores automóveis, que assinou um acordo com a empresa pioneira na tecnologia de tinta eletrónica E Ink.
O objetivo é dar um salto na digitalização e personalização do habitáculo, oferecendo às marcas automóveis interiores com materiais não estáticos, que podem variar nos seus tons, cores e padrões quase instantaneamente, em menos de 10 segundos. E poderia fazê-lo de forma automática ou de acordo com funcionalidades, como alertas ou notificações de chamadas, mensagens…
Sabe-se que o Kindle e o livro eletrónico duram dias e dias sem recarregar, porque quase não consome energia e como não emitem um “jato de luz” ao olhar para eles, também não cansam os olhos: apenas necessitam de corrente elétrica no exato momento em que são apresentadas novas páginas. E se no início existia apenas a preto e branco, agora suporta cores. Chama-se Prisma, já vai na terceira geração, e é uma película que contém partículas capazes de mudar de cor eletronicamente. Além disso, ao contrário dos monitores TFT, este filme plástico TFT pode ser cortado em qualquer formato. Um novo mundo foi aberto aos designers & desde mobiliário e eletrodomésticos a vestuário ou automóveis & no qual podem desenvolver a sua imaginação.
A BMW aplicou esta tinta eletrónica no exterior de dois protótipos que causaram sensação nas edições de 2022 e 2023 da CES em Las Vegas. A primeira parcela, tal como os primeiros livros eletrónicos, conseguiu modificar a decoração da carroçaria trabalhando com um filme em tons preto e branco.
Foi necessário esperar por uma edição posterior para obter alterações de cor. Em 2024, num passo mais além, os padrões cromáticos variáveis da carroçaria do BMW i5 Flow Nostokana contaram uma história, que retomou os desenhos tribais de um famoso designer africano com quem trabalharam há décadas.
This #WorldArtDay, we’re highlighting the BMW i5 Flow NOSTOKANA — a vehicle that blends art and innovation on the move. Our collaboration with E Ink has created a vehicle that brings colour-changing animations to life over its fluid contours.
#BMWGroup pic.twitter.com/rFuA3mNMDQ
— BMW Group (@BMWGroup) April 15, 2024
The BMW i5 Flow NOSTOKANA is part car and part chameleon…🤯 pic.twitter.com/74zYg1FN3Z
— Supercar Blondie (@supercarblondie) July 25, 2024
Antolin, para já, tem sido mais discreto. Limitou-se a mostrar algumas arestas decorativas e que poderão substituir as molduras que percorrem os painéis ou as portas. E muito mais, porque segundo a E Ink pode ser aplicado em vários tipos de superfícies no interior dos automóveis. A Prisma oferece atualmente sete cores, vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, além do preto e branco, com todas as suas escalas tonais.
Ler MaisO que você está lendo é [Mudar de cores, padrão ou ver mensagens: interior dos carros pode vir a ser revolucionado com a chegada da tinta eletrónica - Ex].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments