Erik Comas: piloto salvo por Senna em imagem da série ainda vê culpa

Erik Comas sofreu grave acidente na Bélgica em 1992 e acabou salvo após ato heroico de Senna

Erik Comas sofreu grave acidente na Bélgica em 1992 e acabou salvo após ato heroico de Senna Imagem: Montagem

A imagem em que Ayrton Senna surge salvando o francês Erik Comas no GP da Bélgica de 1992 faz parte da série da Netflix em homenagem ao tricampeão brasileiro. O momento, apesar de não ter sido muito aprofundado no enredo, vai além de um ato de heroísmo: ele carrega traços de culpa.

    Quem financiou a tentativa de golpe?

    Josias de Souza

    Quem financiou a tentativa de golpe?

  • Guardiola vive o pior momento da carreira

    PVC

    Guardiola vive o pior momento da carreira

  • Gabigol, um embaixador do futebol feminino

    Milly Lacombe

    Gabigol, um embaixador do futebol feminino

  • STF cria distopia ao votar Marco Civil da Internet

    Lygia Maria

    STF cria distopia ao votar Marco Civil da Internet

Assista às transmissões da Fórmula 1 ao vivo no Play e não perca nenhum GP da temporada. A partir de R$ 19,90/mês, você tem acesso aos canais Band, BandSports, e muito mais

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por (@lancia_stratos)

revelou ter sentido uma "radiação" ao se deparar com o acidente do brasileiro.

Eu me sinto envergonhado e com certa culpa por isso. [...] É difícil aceitar que alguém que salvou sua vida dois anos antes estava agora a poucos metros de mim, ferido gravemente. Eu tinha que deixar o carro e ir lá para ajudar de alguma maneira, mas os médicos não deixaram. Eu entendi que ele estava morrendo ou estava morto. Sou cristão, não praticante, e senti uma radiação enorme. Eu tive a sensação de que o Senna estava indo para o céu. Eu nunca tinha visto isso.
💥️Erik Comas, ao YSOKE, em 2014

💥️ysoke Esporte - Como você conseguiu dirigir o carro até o local do acidente com o Senna em Ímola mesmo com a pista interditada?

Continua após a publicidade

💥️Erik Comas - Foi uma grande confusão dentro da equipe no momento da paralisação. Havia uma incerteza. Não sabiam se era para eu seguir ou parar nos boxes. Eu continuei na pista e só fui entender a gravidade quando me deparei com o helicóptero no chão e médicos tentando salvar o Senna.

💥️ysoke Esporte - Você teve contato com o Senna antes da largada em Ímola?

💥️Erik Comas - Eu encontrei ele rapidamente em um espaço reservado aos pilotos. Eu e ele não estávamos bem por tudo o que havia ocorrido nos treinos [✅morte de Roland Ratzenberger e grave acidente com Rubens Barrichello]. Eu pela primeira vez vi um Senna impactado, preocupado.

💥️ysoke Esporte - Por que você decidiu ficar fora da relargada após o acidente do Senna? Schumacher e Hakkinen, por exemplo, continuaram a prova e foram para o pódio.

💥️Erik Comas - Os outros corredores não sabiam do estado do Senna, mas eu sabia que ele tinha morrido porque presenciei. Era impossível eu continuar depois de tudo o que eu vi. Não dava. Eu não tinha condições de correr depois de um fim de semana triste.

💥️ysoke Esporte - Como você define a atitude tomada por Senna, que se arriscou correndo na pista para desligar o seu carro?

Continua após a publicidade

💥️Erik Comas - O Senna era tão generoso que para ele foi um ato normal ter me salvado em 1992. Mas para mim ele é um herói. Havia líquido vazando no meu carro após a batida e um grande risco de explosão. O Senna sabia disso, mas agiu por instinto ao ir em direção ao meu carro. Hoje talvez eu não estaria aqui contando isso se não fosse o Senna.

💥️ysoke Esporte - Você lembra de detalhes do seu acidente em 1992?

💥️Erik Comas - Eu não me lembro de nada. Minha memória só se recorda de segundos antes de eu perder o controle do carro. Fiquei desacordado, mas meu pé continuava no pedal. A chance de explosão era grande. Não vi o Senna me socorrendo. E quando os médicos chegaram, ele permaneceu ali perto para conferir se eu estava bem.

Continua após a publicidade

Hoje, após 30 anos, o dia em que eu te alcançarei se aproxima inexoravelmente, mas a cada dia que passa, sei bem que se ainda estou neste mundo, é apenas graças à tua coragem e à tua generosidade em 28 de agosto de 1992 em Spa, quando salvaste a minha vida. Eu, que ainda não havia completado 29 anos naquela época, hoje já dobrei a minha existência.

Neste 1º de maio de 2024, o mundo lembrará da tua morte, da tragédia, do choque. Para mim, nada mais foi como antes. Neste 1º de maio, vou pensar em você como sempre, desde o dia e hora em que fui tocado pela tua alma que partia; no entanto, sempre penso em você vivo, pois de alguma forma, desde 1992, você ainda faz parte do meu cotidiano. Um abraço imenso, querido Ayrton, meu anjo salvador. Com enorme carinho e para a eternidade. Erik

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por (@lancia_stratos)

O que você está lendo é [Erik Comas: piloto salvo por Senna em imagem da série ainda vê culpa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...