Renault e Nissan descartam fusão e trabalham em planos de sobrevivência

Concessionária Renault Nissan Setor Automotivo

A Renault e a Nissan esperam que revigorar sua aliança ajude a controlar os custos (Imagem: Reuters/Christian Hartmann)

A 💥️Renault, a 💥️Nissan Motor e a Mitsubishi Motors descartaram nesta quarta-feira uma fusão e disseram que iriam cooperar mais estreitamente no desenvolvimento de veículos para reduzir custos e salvar sua conturbada aliança.

As três 💥️montadoras estão sofrendo com a pandemia de 💥️coronavírus que as acometeu no momento em que tentavam refazer sua parceria após a prisão e a subsequente expulsão de seu presidente e arquiteto, 💥️Carlos Ghosn, em 2018.

“Não há plano de 💥️fusão de nossas empresas”, disse o presidente da Renault, Jean-Dominique Senard, em entrevista coletiva para revelar a nova estratégia da aliança. “Nosso modelo hoje é um modelo muito distinto … não precisamos de uma fusão para ser eficiente.”

As 💥️empresas agora pretendem economizar, compartilhando sua produção de maneira mais sistemática no chamado sistema seguidor de líderes, com uma empresa liderando um tipo específico de veículo e geografia e as outras seguindo.

A Renault e a Nissan, que registraram prejuízos no ano passado, esperam que revigorar sua aliança ajude a controlar os custos, mas também permita que eles se movam à frente dos rivais em áreas como veículos elétricos.

Focada na competitividade e na lucratividade, a nova estratégia marca um afastamento do plano anterior de crescimento e volume da aliança durante a era Ghosn, que levou a uma excessiva capacidade de produção e a custos fixos elevados.

Renault Nissan Empresas Setor Automotivo

As empresas agora pretendem economizar, compartilhando sua produção de maneira mais sistemática (Imagem: Reuters/Christian Hartmann)

O trabalho em conjunto colocou desafios à Renault, Nissan e à parceira júnior Mitsubishi, que aderiu à aliança em 2016, devido a diferenças nas culturas corporativas e a tensões na estrutura de capital da aliança.

A Renault possui 43% da Nissan, enquanto a Nissan detém 15% da montadora francesa, mas não tem direito a voto. Os executivos da Nissan resistiram fortemente ao impulso de Ghosn por uma fusão completa.

O que você está lendo é [Renault e Nissan descartam fusão e trabalham em planos de sobrevivência].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...