Bradesco tem “arma” que o coloca como o melhor banco do setor
O 💥️Bradesco (💥️BBDC4) divulgou 💥️resultados dentro do esperado por analistas, mas alguns indicadores chamam a atenção e podem ser um importante diferencial em relação aos seus concorrentes.
A companhia reportou aumento de 73,6% no lucro do primeiro trimestre, uma vez que suas provisões para perdas com empréstimos caíram 41,8% em relação ao ano anterior, somando R$ 6,5 bilhões (6% acima das estimativas de mercado), o que implica rentabilidade sob patrimônio líquido de 18%.
“No geral, os números ficaram muito próximos de nossas estimativas, ficando em linha com nossa projeção no nível antes dos impostos e 2% acima de nosso lucro líquido. Semelhante ao que vimos no 💥️Itaú (e diferente do 💥️Santander), a NII (margem financeira) com clientes ficou aquém das expectativas”, afirmam os analistas Eduardo Rosman, Ricardo Cavalieri e Luiz Temporini, do 💥️BTG Pactual.
O supertrunfo do Bradesco
Ainda de acordo com o trio, o Bradesco tem algo que o coloca como favorito em relação aos outros pares: o controle de custos, que se destacou mais uma vez.
Ao todo, as despesas de pessoal diminuíram 5%, o melhor corte entre os grandes bancos brasileiros.
“Já esperávamos um resultado forte aqui, mas veio até um pouco melhor do que estimamos”, completam.
Além disso, o Bradesco reduziu o número de agências e funcionários em 83 e 888, respectivamente, permitindo o sólido controle de custos.
“O grupo aumentou em 30 pontos de atendimento bancário e unidades de negócio, o que está em linha com a sua estratégia de substituição de balcões por uma estrutura de distribuição física mais econômica e mais leve”, afirmam.
Segundo a 💥️XP Investimentos, o corte é importante para fazer frente à concorrência vindo dos bancos digitais e empresas de varejo.
A inadimplência ainda precisa ser vista com cautela, apontam analistas da XP (Imagem: REUTERS/Adriano Machado/File Photo)
Os analistas Marcel Campos e Matheus Odaguil, que assinam o relatório da corretora, lembram ainda que os múltiplos da empresa parecem descontados para os concorrentes, com um preço por patrimônio líquido de 1,5 vezes no trimestre.
“No conjunto, acreditamos que o resultado foi positivo e esperamos que o mercado reaja bem”, completam.
Inadimplência é ponto de interrogação
Apesar disso, eles lembram que é necessário ter cautela em relação ao índice de inadimplência, que se deteriorou 28 pontos-base no trimestre, para 2,5%.
“Ainda precisamos de mais clareza da administração sobre o aumento sazonal da inadimplência”, afirmam.
Em teleconferência com analistas, o CEO do Bradesco, Octavio de Lazari, disse 💥️que a inadimplência está sob controle, apesar da decisão do banco de fazer uma provisão extra de R$ 1 bilhão no primeiro trimestre para amortecer os efeitos da pandemia do 💥️coronavírus.
Seguros brilhou no trimestre
Já o 💥️Inter Research destacou o segmento de seguros, que teve alta de 27,7% em relação ao quarto trimestre.
“Desta forma, volta a ser um componente importante do resultado que girava em média de 30% dos lucros do Bradesco e durante a pandemia chegou a atingir 18,8%”, aponta o especialista Matheus Amaral.
Veja as recomendações:
O que você está lendo é [Bradesco tem “arma” que o coloca como o melhor banco do setor].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments