Projeto limita em até 5% o impacto de furtos de energia na conta de luz
Essas perdas, também denominadas perdas comerciais, correspondem essencialmente ao furto de energia elétrica por meio de ligações clandestinas (Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)
O Projeto de Lei 560/21 prevê que, no prazo de cinco anos após a edição da futura lei, os consumidores arcarão com no máximo 5% das perdas técnicas na distribuição de 💥️energia elétrica.
A proposta está em análise na 💥️Câmara dos Deputados.
“Essas perdas, também denominadas perdas comerciais, correspondem essencialmente ao furto de energia elétrica por meio de ligações clandestinas ou adulteração de medidores”, explica o autor, deputado Eduardo Costa (PTB-PA), acrescentando que busca criar um teto para essa cobertura tarifária.
“Atualmente não existe semelhante limite máximo, e a 💥️Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) chega a permitir o repasse de perdas comerciais que representam mais 20% do total da energia comercializada pelas distribuidoras, o que tem impacto nefasto nas contas dos consumidores honestos”, concluiu.
💥️Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
O que você está lendo é [Projeto limita em até 5% o impacto de furtos de energia na conta de luz].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments