Congresso peruano aprova gabinete de esquerda nomeado por Castillo

Guido Bellido

A aprovação do gabinete de Castillo aconteceu graças aos votos de pequenos partidos de esquerda aliados ao governo e de alguns parlamentares de centro (Imagem: REUTERS/Sebastian Castaneda)

O 💥️Congresso do 💥️Peru aprovou nesta sexta-feira o primeiro gabinete formado do presidente 💥️Pedro Castillo, em uma decisão que abre caminho para o governo de esquerda que planeja aumentar o investimento social com impostos mais altos sobre a importante 💥️indústria de mineração.

O Parlamento, que não tem maioria governista, deu sinal verde ao gabinete com 73 votos a favor e 50 contra, depois de intenso debate e de ouvir na quinta-feira a proposta de gestão do chefe de governo, Guido Bellido.

O presidente Castillo, que assumiu o cargo no final de julho, celebrou a decisão dos parlamentares, que questionaram em grande parte anúncios relacionados à retomada econômica e ao combate à pandemia do coronavírus.

“A busca de consensos nos permitirá governar junto com o povo e pelo desenvolvimento de políticas públicas com caráter social”, disse Castillo em mensagem no 💥️Twitter. “É hora de incentivar um diálogo profundo entre todas as raízes políticas, especialmente com os setores mais negligenciados”, afirmou.

Castillo venceu uma eleição polarizada derrotando a rival Keiko Fujimori por uma diferença de 0,25 ponto percentual.

Mas obteve apoio esmagador nas regiões mais pobres e remotas do Peru, o segundo maior produtor de cobre do mundo.

A aprovação do gabinete de Castillo aconteceu graças aos votos de pequenos partidos de esquerda aliados ao governo e de alguns parlamentares de centro, que definiram o equilíbrio contra a rejeição dos partidos de direita no Congresso.

O que você está lendo é [Congresso peruano aprova gabinete de esquerda nomeado por Castillo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...