Empresas tecnológicas vão voltar a contratar em 2025. Portugal segue a tendência - Expert Tek
Os dados acabam de ser partilhados pela Experis, especializada em recursos humanos na área das Tecnologias de Informação e recrutamento, e 💥️dá sinais positivos para 2025 depois da onda de despedimentos e redução de contratação que se sentiu desde ao longo deste ano. Segundo as conclusões do Experis Tech Talent Outlook, em Portugal "💥️a projeção para a criação líquida de emprego no setor das TI para o primeiro trimestre de 2025 é +22%, um valor que representa uma subida considerável de 10 pontos percentuais face ao trimestre anterior". Mesmo assim fica abaixo da média global.
💥️As intenções de contratação das empresas portuguesas de TI para os primeiros três meses de 2025 são as mais otimistas desde o primeiro trimestre de 2024. "O sentimento dos empregadores demonstra-se alinhado com o verificado a nível global, após um ano de desafios devido aos ajustes das prioridades de talento por parte das tecnológicas, que levou à redução das contratações ao longo de 2024. Agora, assistimos a uma recuperação destas intenções, acompanhada de novos investimentos em startups tecnológicas e IA”, 💥️explica Nuno Ferro, Brand Leader da Experis.
Para o especialista, 💥️o crescimento reflete-se na procura por talento especializado, capaz de trabalhar com tecnologias inovadores como IA, bem como em áreas prioritárias como data science e cibersegurança.
A Experis refere que a projeção para a criação líquida de emprego resulta da diferença entre a percentagem de empregadores que planeia aumentar a sua força de trabalho e a percentagem de empregadores que planeia reduzi-la. 💥️Os dados baseiam-se em entrevistas a 5.655 empresas tecnológicas, em 42 países e territórios, e referem que o sentimento dos empregadores aponta para +37%, um aumento de 2 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e ao primeiro trimestre de 2024.
IA vai ter impacto de 17,6 biliões na economia global até 2030. E também destruir empregos
Ver artigoPortugal está 15 pontos percentuais abaixo da média global, sendo que, dos empregadores inquiridos, "38% pretendem aumentar as suas equipas no início do próximo ano, face a 16% que antecipam ter de reduzir a sua força de trabalho e a 44% que esperam manter o número atual de colaboradores". 💥️A Experis sublinha que as intenções dos empregadores demonstram um crescimento de 10 e 5 pontos percentuais face ao quarto e terceiro trimestre de 2024, mas, mesmo assim, quando comparadas com o mesmo período de 2024, refletem uma redução acentuada de 35 pontos percentuais.
A nível global, os países onde se sente uma maior recuperação do ritmo de contratação são os Estados Unidos da América (+53%), a Costa Rica (+52%) e o Reino Unido (+51%). Com as intenções menos otimistas, mas ainda em terreno positivo, encontram-se o Panamá (6%), a Roménia (+7%), a Guatemala e o Chile, ambos com +10%.
A Experis diz que, 💥️na região EMEA, o comportamento dos empregadores encontra-se alinhado com a evolução global, com a Projeção a crescer 1 ponto percentual face ao último trimestre de 2024 e a situar-se nos +32%. Este é igualmente o setor que apresenta as previsões de contratação mais robustas.
O estudo completo pode ser consultado neste link.
O que você está lendo é [Empresas tecnológicas vão voltar a contratar em 2025. Portugal segue a tendência - Expert Tek].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments