Pré-mercado: Da Alemanha ao Brasil, mas sem 7×1 desta vez

Os diferentes caminhos para a Alemanha definir sua coalizão / ✅Round Six (2021)

Bom dia, pessoal!

Na reta final do terceiro trimestre de 2023, teremos novas medidas por parte do nosso Banco Central para reforçar sua atuação sobre o câmbio.

Lá fora, nos EUA, o confronto político sobre o teto da dívida do governo deve aumentar nos próximos dias – por enquanto, pelo menos, a possibilidade de paralisação do governo não afetou as ações globais.

Os futuros trabalham mistos, com estabilidade na Nasdaq e alta no Dow Jones e no S&P.

Na Europa, as ações alemãs subiram depois que os social-democratas conquistaram a maior parcela dos votos em uma disputa acirrada, derrotando o bloco de centro-direita, célula de poder de Angela Merkel nos últimos 16 anos.

Na Ásia, por sua vez, as ações estavam em alta nesta segunda-feira (27), mas os temores de novas ondas de surtos de Covid-19 estavam obscurecendo as perspectivas econômicas para a região, moderando a recuperação.

Adicionalmente, o partido que atualmente governa o Japão realizará uma eleição no final desta semana para escolher um líder que sucederá Yoshihide Suga como primeiro-ministro após apenas um ano no cargo.

A ver…

💥️Banco Central com nova postura para o último trimestre

Na última sexta-feira (24), com os mercados fechados, a nossa autoridade monetária avisou que já a partir de hoje pela manhã realizará dois leilões extraordinários de swap cambial por semana, às segundas e às quartas.

Para esta segunda-feira (27), serão ofertados até 14 mil contratos, o equivalente a US$ 700 milhões, com vencimentos para junho e setembro de 2022.

Com isso, Roberto Campos Neto objetiva manter o funcionamento regular do mercado de câmbio, temendo novas pressões inflacionárias derivadas desta variável para os próximos meses, em especial por conta da demanda dos bancos para o ajuste do overhedge em dezembro – ocorre quando os bancos fazem uma proteção exagerada do seu patrimônio que está em moeda estrangeira no exterior.

Se for bem-sucedido, a autoridade reduzirá a volatilidade do câmbio.

💥️De olho no teto de gastos

Não é segredo para ninguém que os mercados americanos tiveram um setembro difícil.

Infelizmente, os investidores podem enfrentar mais volatilidade devido a várias preocupações, incluindo a Covid-19 e seu impacto prolongado na economia, juntamente com uma lenta recuperação do mercado de trabalho.

Para piorar, a Câmara dos Representantes dos EUA adiou a votação do programa de infraestrutura de US$ 1,2 trilhão do governo até quinta-feira (30).

Um dos motivos é que no centro da discussão ainda temos a questão do teto da dívida. Sabemos que, na semana passada, a Câmara já aprovou a remoção do teto da dívida até o final de 2022, mas o embate no Senado ganha contornos diferentes e poderá atrapalhar a agenda de Joe Biden na reta final de 2023, o que é prejudicial, uma vez que as chances de aprovar grandes pautas em ano eleitoral como 2022 (teremos eleições de meio de mandato) são menores.

💥️China versus bitcoin

No final da semana passada, os reguladores chineses proibiram todas as transações relacionadas à criptomoeda no país.

De maneira geral, as autoridades chinesas têm pressionado a influência das criptos já há algum tempo. Agora, os residentes chineses não podem mais negociar criptos em plataformas como WeChat Pay e Alipay.

Ainda, a mineração de criptomoedas agora é totalmente ilegal – a ordem reiterou uma proibição preexistente às Bolsas estrangeiras que realizam transações dentro da China.

A ideia aqui é evitar que a população tenha contato com ativos que não sejam regulamentados por nenhuma autoridade superior, o que facilitaria atividades ilegais como lavagem de dinheiro, além de permitir que o dinheiro vaze para fora do país sem documentação. Sem mencionar que o banco central do país tem testado sua própria moeda digital, o yuan digital.

💥️Anote aí!

Lá fora, haverá pronunciamento de membros do BCE e do Fed, o que pode trazer volatilidade para os juros e para o câmbio.

Na Europa, tivemos pela manhã alguns dados de liquidez e crédito na Zona do Euro, mas tudo dentro do esperado, sem nenhuma grande surpresa. Dados sobre encomendas de bens duráveis chamam atenção nos EUA.

Por aqui, além de acompanharmos o tradicional relatório Focus, também podemos avaliar o senador Ângelo Coronel (PSD-BA), relator do projeto de lei que trata da reforma do Imposto de Renda, se reunindo com o ministro da Economia, Paulo Guedes – ruídos de que a reforma ficaria apenas para 2022 deram um tom negativo para o mercado na semana passada.

💥️Muda o que na minha vida?

Na Europa, o eleitorado alemão falou de maneira mais inconclusiva do que esperávamos.

Os social-democratas de centro-esquerda conquistaram a maior parcela dos votos (25,9% dos votos) nas eleições nacionais da Alemanha, derrotando o bloco de centro-direita (24,1%) em uma disputa acirrada. O resultado, porém, ficou mais apertado do que o esperado.

Os Verdes ficaram em terceiro com 14,8%, seguidos pelos Democratas Livres com 11,5%. Os dois partidos já sinalizaram que estão dispostos a discutir a formação de uma aliança tríplice com qualquer um de seus dois maiores rivais para formar um governo.

Dessa forma, a política alemã acompanha os partidos negociando acordos de coalizão, o que pode levar meses.

A notícia é relevante porque a Alemanha é o país mais forte da Zona do Euro e a líder, na prática, da União Europeia.

Outro fator de relevância é que, depois que os Estados Unidos e a China se revezaram no controle da recuperação econômica global da pandemia, a Europa poderia ser a próxima, jogando holofotes adicionais sobre a Alemanha.

A economia europeia se recuperou mais fortemente do que o esperado depois que as restrições contra a Covid-19 foram atenuadas no início deste ano. Agora, temos um mercado consumidor que acumulou mais de 300 bilhões de euros em reservas de caixa excedentes durante a pandemia.

Espera-se agora que a Europa retorne ao seu nível de PIB anterior à crise antes do final deste ano, um trimestre antes do previsto anteriormente.

💥️Fique de olho!

A primeira semana do 💥️Vitreo Trading foi nada menos que sensacional!

Uma verdadeira máquina de acertar trades. Ao total, foram 47 operações, sendo 41 Gain e  6 Loss.

E claro que a resposta não poderia ser diferente:

E se você ainda não teve a experiência de estar em uma 💥️sala de trading 3.0, considere-se sortudo. A Vitreo vai estender até o fim da semana o link aberto às salas de trading.

A revolução da indústria 3.0 💥️já chegou ao Trading. Participe das salas com altíssimo nível técnico e acompanhe a alta performance dos analistas Rogério e Wellington.

A partir das 09h as salas estarão abertas.

[💥️QUERO PARTICIPAR]

Um abraço,

Jojo Wachsmann

O que você está lendo é [Pré-mercado: Da Alemanha ao Brasil, mas sem 7×1 desta vez].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...