Rússia diz que Ucrânia pode se tornar reprise da crise dos mísseis de Cuba
O vice-ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, fez o comentário ao ser indagado por um repórter se a situação atual poderia se tornar algo semelhante ao impasse de 1962 entre os Estados Unidos e a União Soviética em plena Guerra Fria (Imagem: REUTERS/Maxim Shemetov)
A 💥️Rússia disse nesta quinta-feira que as tensões crescentes em relação à 💥️Ucrânia poderiam levar a uma repetição da crise dos mísseis de 💥️Cuba, quando o mundo ficou à beira da guerra nuclear.
O vice-ministro russo das Relações Exteriores, 💥️Sergei Ryabkov, fez o comentário ao ser indagado por um repórter se a situação atual poderia se tornar algo semelhante ao impasse de 1962 entre os Estados Unidos e a União Soviética em plena Guerra Fria.
“Realmente poderia chegar a esse ponto, sabe?”, disse ele, segundo citação da agência de notícias Interfax. “Se as coisas continuarem como estão, é inteiramente possível, pela lógica dos acontecimentos, acordar de repente e se ver em algo semelhante.”
A crise cubana foi desencadeada pela instalação de mísseis nucleares soviéticos na ilha caribenha e levou os EUA a imporem um bloqueio naval para impedir a Rússia de enviar mais.
Ela foi debelada quando o líder soviético Nikita Khrushchev concordou em desmantelar e retirar as armas em troca de uma promessa do presidente norte-americano John F. Kennedy de não voltar a invadir a ilha.
O temor russo em relação à Ucrânia, que deseja se filiar à 💥️Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), é que a aliança militar liderada pelos Estados Unidos instale mísseis em solo ucraniano e os mire contra a Rússia. A Otan diz que é uma aliança defensiva e que tais preocupações não se justificam.
A Ucrânia diz temer uma invasão de dezenas de milhares de soldados russos reunidos perto de suas fronteiras, mas a Rússia diz que sua postura é puramente defensiva.
O que você está lendo é [Rússia diz que Ucrânia pode se tornar reprise da crise dos mísseis de Cuba].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments