Será que um Fed em combate à inflação quebrará promessa de pleno emprego?

Emprego EUA

“Chegar a uma estimativa confiável de pleno emprego é muito mais viável do que geralmente se pensa… estamos quase lá”, disse Skanda Amarnath, diretor executivo da Employ America (Imagem: REUTERS/Eduardo Munoz)

Com a expectativa de que o 💥️Federal Reserve adote em breve uma postura de combate à 💥️inflação, pode parecer à primeira vista que o banco central dos 💥️Estados Unidos terá que descartar sua meta ampla e inclusiva de pleno emprego apenas um ano após implementá-la.

A realidade, porém, é mais sutil do que a simples escolha entre controlar a inflação desconfortavelmente alta por meio de um aumento nos juros de referência “overnight” do Fed ou promover um retorno ao pleno emprego mantendo as taxas num nível próximo a zero.

“Chegar a uma estimativa confiável de pleno 💥️emprego é muito mais viável do que geralmente se pensa… estamos quase lá”, disse 💥️Skanda Amarnath, diretor executivo da Employ America, um grupo de esquerda que passou grande parte da pandemia de 💥️Covid-19 pressionando o Fed a aquecer a 💥️economia.

Em meio a um aumento na inflação, alguns argumentam que o Fed precisa tirar rapidamente o pé do acelerador e começar a pisar no freio para desacelerar a atividade econômica e o crescimento do emprego, antes que os aumentos de preços descontrolados acabem com ambos.

Ao fazer isso, o Fed corre o risco de voltar atrás em uma promessa feita em setembro de 2023 de deixar a taxa das Fed Funds em quase zero até que o mercado de trabalho se recupere totalmente, embora desistir dos ganhos de empregos para controlar a inflação seja, nesta visão, um trade-off que o chair do Fed, 💥️Jerome Powell, simplesmente tem de fazer.

“A inflação é como um imposto… uma inflação muito alta também pode impactar o progresso do mercado de trabalho”, disse Nela Richardson, economista-chefe da ADP.

O que você está lendo é [Será que um Fed em combate à inflação quebrará promessa de pleno emprego?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...