Startup de RH Gupy recebe aporte de R$ 500 milhões
A empresa recebeu o investimento de 500 milhões de reais liderado pelos fundos de capital de risco SoftBank e Riverwood (Imagem: REUTERS/Issei Kato)
A plataforma digital de contratação e treinamento de empregados Gupy anunciou nesta segunda-feira que recebeu um investimento de 500 milhões de reais liderado pelos fundos de capital de risco 💥️SoftBank e 💥️Riverwood.
Criada em 2015, a 💥️startup brasileira usa inteligência artificial para seleção, admissão e treinamento de funcionários e afirma ter cerca de 1.500 empresas clientes na 💥️América Latina, incluindo nomes como 💥️Ambev (💥️ABEV3), GPA, 💥️Vivo (💥️VIVT4), 💥️Cielo (💥️CIEL3) e 💥️Lojas Renner (💥️LREN3).
Serviços automatizados de recursos humanos, incluindo o uso de inteligência artificial, já vinham crescendo nos últimos anos no 💥️Brasil, uma vez que reduzem em cerca de 70% o tempo gasto com seleção contratação de funcionários, segundo a presidente e uma das quatro fundadoras da Gupy, Mariana Dias.
Com as medidas de isolamento tomadas a partir de março de 2023 para tentar conter o avanço da 💥️Covid-19, essa tendência acelerou fortemente, inclusive com as empresas precisando requalificar seus empregados.
E a percepção de investidores de que essa transformação pode estar apenas no começo é ilustrada pelo valor do aporte recebido pela Gupy, 12 vezes maior do que os 40 milhões de reais obtidos na última rodada, em junho passado. Quatro meses depois, a empresa comprou a Niduu, startup especializada no treinamento de funcionários.
“Agora, com o novo aporte podemos aumentar investimentos em tecnologia e a oferta de soluções para profissionais que buscam trabalho por meio da plataforma de recrutamento e seleção”, disse Dias à 💥️Reuters, citando o lançamento de um marketplace gratuito de ofertas de trabalho.
A executiva declinou revelar em quanto o aporte mais recente avaliou a empresa. Segundo ela, a companhia hoje com 470 empregados terá em aquisições um de seus canais de crescimento. Uma listagem em bolsa não está no radar no momento, acrescentou.
O anúncio ilustra como grandes investidores de capital de risco, inicialmente interessados em serviços financeiros e comércio eletrônico, rapidamente estão voltando atenções para um leque de setores, muitos deles ligados ao trabalho remoto, mantido por empresas no Brasil e no mundo, mesmo após o pico da pandemia.
Em setembro passado, a startup espanhola de recursos humanos Factorial recebeu um aporte de 80 milhões de dólares liderado pela gestora de fundos Tiger Global para financiar sua expansão global, com foco em Brasil e 💥️Estados Unidos.
A 💥️LG Informática, empresa de 💥️Goiás especializada em softwares de gestão de recursos humanos, tentou também em 2023 fazer uma oferta inicial de ações (IPO) em busca de recursos para financiar seu crescimento, mas a operação foi suspensa devido ás condições adversas do mercado.
O que você está lendo é [Startup de RH Gupy recebe aporte de R$ 500 milhões].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments