Lula ameniza tom e defende conversa civilizada com deputados após críticas

A fala repercutiu mal e foi usada por aliados de 💥️Bolsonaro contra Lula. A deputada Carla Zambelli (PL-SP) anunciou que abriria uma notícia-crime contra o ex-presidente e prometeu “pregar bala” em quem fosse incomodar sua família. Junio Amaral (PL-MG) também fez ameaças, em um vídeo em que aparece colocando munição em uma arma.

💥️Contra o aborto

O ex-presidente também abordou na entrevista outra polêmica desta semana, a sua defesa do aborto como uma questão de saúde pública. Em um debate com membros do Parlamento Europeu, na terça-feira, Lula disse que o debate de valores no Brasil é atrasado e defendeu que o aborto deveria ser uma questão de saúde pública e um direito das mulheres.

Questionado sobre sua posição novamente, o ex-presidente reiterou que é pessoalmente contra o aborto, como já havia dito em outras declarações, mas afirmou que precisa pensar na saúde pública. Ele voltou a defender o direito das mulheres.

“A única coisa que eu deixei de dizer é que eu sou contra o aborto. O que eu disse é que precisa transformar em uma questão de saúde pública”, afirmou. “Mesmo eu sendo contra o aborto, ele existe. Quando a pessoa tem poder aquisitivo bom, ele busca tratamento bom e até vai para o exterior para fazer o procedimento. Mas e a pessoa pobre?”

Lula defendeu que o Estado precisa dar atenção para as pessoas pobres que por vezes são levadas a optar ao aborto e citou casos de mulheres que usam agulhas de tricô e correm risco de vida com tentativas caseiras.

“Ele existe. Por mais que a lei proíba, que a religião não goste, ele existe”, afirmou.

A fala do presidente levou a ataques diretos de bolsonaristas, especialmente líderes evangélicos, como o deputado Marco Feliciano (PL-SP), e levou aliados a avaliarem que o ex-presidente deveria evitar falas mais polêmicas em um momento em que o presidente Jair Bolsonaro mostra uma recuperação nas pesquisas.

O que você está lendo é [Lula ameniza tom e defende conversa civilizada com deputados após críticas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...