Algumas autoridades do BCE querem discutir aumento de juros de 0,75 p.p. em setembro, diz reuters

Prédio do Banco Central Europeu em sua sede, em Frankfurt, Alemanha

“A perspectiva é muito pior do que projetamos em junho, então concordo que 75 (pontos-base) devem pelo menos ser discutidos.” (Imagem: REUTERS/Wolfgang Rattay)

Algumas autoridades do 💥️Banco Central Europeu querem discutir um aumento de 💥️juros de 0,75 ponto percentual em sua reunião de setembro, mesmo que riscos de recessão se aproximem, já que as perspectivas de 💥️inflação estão se deteriorando, disseram à 💥️Reuters cinco fontes com conhecimento direto do processo.

O BCE elevou sua taxa de depósito em 0,50 ponto percentual, para zero, no mês passado, num movimento inesperadamente acentuado.

Outro aumento da mesma magnitude está previsto para a reunião de política monetária de 8 de setembro, já que a inflação está se aproximando do território de dois dígitos e a meses de atingir seu pico.

Embora nenhuma autoridade tenha defendido publicamente um ajuste tão grande, aumentos de juros consecutivos de 0,75 ponto percentual pelo 💥️Federal Reserve nos 💥️Estados Unidos e uma deterioração obstinada das perspectivas de inflação na 💥️zona do euro fortalecem o argumento para tal discussão.

“Não vou necessariamente apoiar 75 (pontos-base), mas não há razão para não ser discutido”, disse uma das fontes, que pediu para não ser identificada.

“Se o Fed fez isso, não há razão para que não devêssemos pelo menos colocar isso na mesa.”

Um porta-voz do BCE se recusou a comentar.

Embora uma alta de 0,75 ponto percentual ainda seja considerada improvável, dada a expectativa de oposição dos formuladores de política monetária do sul do bloco, os comentários fortalecem o argumento para um ajuste de 0,50 ponto e sinalizam uma inclinação “hawkish” & mais agressiva contra a inflação& no debate.

A inflação na zona do euro atingiu 8,9% no mês passado, mais de quatro vezes a meta do BCE.

Num sinal mais alarmante, o crescimento do núcleo dos preços, que filtra os preços voláteis de 💥️alimentos e energia, também está em mais que o dobro da meta.

“A inflação está cada vez mais ampla e os efeitos de segunda ordem são claros”, disse uma segunda fonte.

“A perspectiva é muito pior do que projetamos em junho, então concordo que 75 (pontos-base) devem pelo menos ser discutidos.”

Uma terceira fonte disse que, “para mim, 50 é o mínimo. Mais dados chegarão antes de 8 de setembro, mas a partir de agora, vejo um forte argumento para 75”.

As fontes acrescentaram que uma recessão iminente na zona do euro não diminui a possibilidade de um aumento de juros maior, ecoando até certo ponto uma mudança recente na retórica do Fed.

💥️(Atualizada às 11:05)

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no 💥️Minuto Money Times, o 💥️Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… 💥️Clique aqui e siga agora nosso perfil

O que você está lendo é [Algumas autoridades do BCE querem discutir aumento de juros de 0,75 p.p. em setembro, diz reuters].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...