Investidores dançam no fio da navalha ao ritmo dos criptoativos &
A forma como os portugueses investem o seu dinheiro parece ser uma espécie de 💥️fusão da tradição da poupança do mealheiro com a modernidade das criptomoedas.
Segundo um recente estudo da Blackrock, 43% dos investidores portugueses possuem criptoativos. Sim, leu bem: quase metade! Confesso que, ao ler este número, fiquei tão surpreso como se tivesse descoberto que o pastel de nata era, afinal, uma invenção finlandesa. 💥️Como é possível que um país conhecido pela sua baixa taxa de poupança e baixos níveis de literacia financeira (dos menores da Europa) e uma aversão quase genética ao risco, se encontre de repente na “vanguarda” europeia do investimento em criptoativos? Será que descobrimos um atalho para a prosperidade financeira, ou estamos a entrar num jogo perigoso sem sequer conhecer as regras?
A explicação para este fenómeno pode residir numa combinação de fatores: a crescente digitalização das finanças, a procura por alternativas de investimento num contexto de baixas taxas de juro e, sobretudo, a crescente e preocupante “gamificação” do investimento.
Comentários ( Respostas a {{ comment.author_name }}
Wonderful comments