Qual é o ‘dream team’ do mercado financeiro para o governo Lula? Saiba os nomes mais cotados
Ibovespa e dólar reagem mal aos nomes ventilados para a equipe econômica de Lula, pois Haddad não é o preferido do mercado. Saiba quem é (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)
O Ibovespa reagiu mal ontem (7) aos nomes ventilados para a equipe do presidente eleito, em especial, o de Fernando Haddad para o cargo de ministro da Economia. O maior baque foi no dólar, que esvaziou a chance de furar a marca dos R$ 5,00 em breve. Mas, afinal, qual é a lista do “time dos sonhos” do mercado financeiro para o governo Lula?
“O ✅dream team tem Meirelles na Fazenda, se possível, e abaixo dele uma escalada técnica, com Appy e Lisboa”, resume um economista-chefe de uma gestora de ativos, que preferiu não ser identificado.
Além do ex-presidente do Banco Central durante os dois mandatos anteriores de Luiz Inácio Lula da Silva e ex-ministro da Fazenda no governo 💥️Temer, ele se refere aos economistas 💥️Bernard Appy e 💥️Marcos Lisboa.
Meirelles, aliás, é o nome preferido do mercado financeiro. Até porque, o mercado “comprou muito forte o nome dele” para assumir a Fazenda e segue na expectativa de que seja confirmado, lembrou o sócio-analista da Ajax Asset, Rafael Passos.
Indagado em setembro pelo 💥️Money Times se estaria novamente em um governo petista, Meirelles fez mistério: “Quem viver, verá”, disse em entrevista exclusiva.
Mercado aguarda confirmação
“O Meirelles está fazendo de tudo para ser o nome, passou até a defender o estouro do teto de gastos”, citou um operador sênior de renda variável de uma tradicional corretora paulista. “Mas acho que ele vai dançar”, emendou.
Ele se refere à lista que circulou ontem à tarde nas mesas de operações, composta só por “petista raiz”. “O mercado quer definição. Então, o melhor seria indicar os nomes certos”, afirma outro operador sênior de derivativos.
Segundo esses operadores, os indicados podem até ser pessoas que circulam no ‘petismo’, como os pais do 💥️Plano Real que manifestaram apoio a Lula. “Lara Resende, Armínio Fraga, Gustavo Franco”, enumera um dos profissionais.
“Mas Haddad e [Aloizio] Mercadante são políticos demais e isso é muito ruim”, completa. “Entre o ideal e o possível, seria melhor não colocar políticos sem trânsito no tema [econômico]”, acrescentou o economista, citado acima.
Aliás, o Money Times teve acesso a um dos cotados para a Esplanada, na Pasta relacionada à questão fiscal, e negou veemente a indicação. “Não há a menor possibilidade”, disse.
E o mercado?
O problema é que Lula ainda não divulgou os escolhidos para a equipe econômica, nem deve fazer isso antes de dezembro. “A indefinição segue e, aparentemente, Lula não está com pressa para divulgar tais nomes”, afirmou em comentário, o economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez.
Segundo ele, diversas são as especulações sobre quem serão os nomes que ocuparão as cadeiras dos ministérios de Lula. “E, assim, darão o veio econômico para parte do governo eleito”, conclui.
Contudo, ainda que essa especulação eleve a cautela entre os ativos domésticos no curto prazo, essa demora pode ser favorável à frente. “Isso pode acabar levando Lula a rever as eventuais indicações e buscar nomes mais ortodoxos”, avalia o CIO da TAG Investimentos, Dan Kawa.
“Aí, o mercado reverteria essa tendência negativa, sendo uma piora apenas pontual”, emenda. Porém, caso Lula decida “peitar” o mercado e seguir com agenda mais à esquerda, Kawa alerta: “O tamanho da queda dos ativos seria muito maior e mais persistente”.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!
O que você está lendo é [Qual é o ‘dream team’ do mercado financeiro para o governo Lula? Saiba os nomes mais cotados].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments