Nem só de cava vive o espumante espanhol: conheça os classudos Corpinnat
Karen Villerva
Colaboração para Nossa
04/08/2023 04h00
Com características próprias e distintas aos outros dois colegas europeus, o Cava ganhou ampla entrada no mercado, impulsionado principalmente pela gigante Freixenet e outras dezenas de marcas que ganharam espaço nas adegas e cartas Brasil afora.
"Há um apetite por vinhos espumosos no Brasil há muitos anos. Para nós esse é um mercado interessante", afirma Javier Pagés, presidente da D.O. Cava. Segundo dados do Conselho Regulador do Cava, no ano de 2022 houve um crescimento de 24,30% no consumo da bebida, com mais de 249 milhões de garrafas vendidas em todo mundo.
Por isso, em 2017, 9 empresas decidiram deixar de usar a denominação Cava e se organizaram em uma nova associação, a Associação de Elaboradores e Vinicultores Corpinnat. Hoje, as bodegas que compõe o Corpinnat são Gramona, Llopart, Nadal, Recaredo, Sabaté i Coca, Torelló, Huguet-Can Feixes, Júlia Bernet, Mas Candí, Can Descregut e Pardas.
Ton Mata, presidente da Corpinnat e CEO da vinícola Recaredo, explica que, além da questão da origem, a reunião se criou também para integração vertical das empresas. Ou seja, discriminar, como se faz na França, se a empresa colhe, produz a base e as fermentações, ou se compra uva ou vinho de terceiros para fazer somente a segunda fermentação, ou se, em alguns casos, já compra o espumante pronto e só coloca eu rótulo.
Apesar de poder ser produzido em diferentes regiões da Espanha, mais de 95% da produção do Cava segue tendo origem na Catalunha.
✅O Cava não precisava ser só jovem, fresco e afrutado, mas que também pode ser um espumoso com mais carácter e personalidade Isso traz ao mercado um produto superior, que pode se sentar lado a lado com os melhores Champagnes do mundo e ser avaliado como igual"
O que você está lendo é [Nem só de cava vive o espumante espanhol: conheça os classudos Corpinnat].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments