Incríveis mosteiros que parecem flutuar sobre penhascos: que lugar é esse?
Felipe van Deursen
Colaboração para Nossa
14/08/2023 04h00
Essas formações rochosas, que variam de 400 a 600 metros acima do nível da planície, atraíam ermitões desde o século 9º d.C. Faz bastante tempo, mas isso ocorreu mais de mil anos após o fim do período da Grécia clássica, aquele que estudamos na escola. Por isso, Meteora não aparece nas obras gregas da Antiguidade.
Nos tempos de Atanásio, a Grécia integrava o Império Bizantino, mas os turcos eram uma ameaça frequente. Tanto que, no século 15, o país acabou conquistado pelo Império Otomano. Foi nesse contexto, para fugir dos ataques dos muçulmanos, que os monges resolveram tirar proveito da geografia de Meteora e construir seus mosteiros lá em cima.
Prepare as pernas: escadas podem ter até 300 degraus
Não são apenas as belas paisagens que tornam esse destino um dos mais incríveis da Grécia. "Os afrescos do século 16 marcam uma etapa fundamental do desenvolvimento da pintura pós-bizantina", descreve a Unesco, que sacramentou Meteora como patrimônio cultural da humanidade em 1988.
Fazer um bate-volta pode ser bem cansativo, porque o trajeto de trem, a partir de Atenas, passa de quatro horas de duração. São cerca de 300 km de distância. Ainda assim, é muito mais fácil de visitar do que nos tempos dos monges fundadores. Além de carro, trem ou ônibus, empresas oferecem passeios a partir de cidades como Atenas e Tessalônica.
O que você está lendo é [Incríveis mosteiros que parecem flutuar sobre penhascos: que lugar é esse?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments