A Sagrada Família não fica pronta nunca? Há igrejas que demoraram bem mais
Felipe van Deursen
Colaboração para Nossa
21/05/2023 04h00
A Espanha virou república, viveu uma guerra civil que foi um dos grandes traumas do mundo no século 20, passou décadas sob um regime ditatorial, voltou a ser uma monarquia com eleições democráticas e viveu altos e baixos com suas regiões autônomas, como a Catalunha, onde fica a Sagrada Família. Barcelona, por sua vez, viveu a maior parte desse tempo meio isolada do resto do mundo, esperando ser descoberta.
Em 1805, com Milão sob domínio francês, Napoleão Bonaparte ordenou que a obra da fachada fosse apressada e concluída. Ele foi coroado rei da Itália na catedral.
Mas ainda houve a inclusão de mais arcos, vitrais e outros detalhes. Com 135 pináculos e mais de 3.300 estátuas, o Duomo só foi concluído em 1965, após uma última pausa na obra,, mais que justificável: a Segunda Guerra Mundial.
💥️Abadia de Westminster
Londres (Reino Unido) - 💥️~307 anos
Eis um templo que viveu algumas encarnações e que, entre obras e grandes acréscimos à construção, somou cerca de 300 anos, espaçados ao longo de sete séculos. A primeira versão, concluída em 1065, foi encomendada pelo rei e santo Eduardo, o Confessor. Construída em estilo romanesco, ela levou cerca de duas décadas para ficar pronta.
Entre esses dois períodos de obras, Henrique VIII rompeu com a Igreja de Roma. A Abadia de Westminster, concebida para ser um templo católico, passou a ser uma das mais importantes igrejas anglicanas.
Hoje, ela é um importante ponto turístico de Londres, onde estão enterrados dezenas de reis, rainhas e membros da realeza, além de britânicos geniais como Isaac Newton, Charles Darwin e Stephen Hawking. Palco da coroação de 40 monarcas, incluindo a de rei Charles III, no último 6 de maio.
O que você está lendo é [A Sagrada Família não fica pronta nunca? Há igrejas que demoraram bem mais].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments