Como o ancestral amendoim ganhou lugar definitivo no cardápio junino

Glau Gasparetto

Colaboração para Nossa

30/06/2023 04h00

A principal referência sobre o tema, publicada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Brasil, menciona que os primeiros estudos científicos, no mundo todo, não são unânimes em definir o lugar em que a espécie surgiu.

"Pode, inclusive, ter tido mais de uma origem, em locais e épocas distintas e, mais importante, a partir de espécies ancestrais também distintas. Este fato explicaria a variabilidade que está sendo encontrada em algumas amostras indígenas coletadas no limite sul da Amazônia, na bacia do rio Xingu", cita Fábio Molinari Bitelli, coordenador do curso de pós-graduação em Gestão da Segurança dos Alimentos, do Senac EAD.

Quebra-queixo

Uma das maneiras mais tradicionais de consumir o ingrediente em Pernambuco e outros estados nordestinos é cozinhando-o. Mas não é só nas festas juninas que a iguaria é disponibilizada.

"Os pernambucanos comem o amendoim cozido diariamente, em diferentes refeições ao longo do dia. Não é um hábito sazonal, como acontece no Sudeste, mas cultural da região. Até nas praias vendem pacotinhos com essas delícias", conta Dona Carmem.

Além de ser consumido como petisco, o amendoim é muito bem-vindo na culinária como um todo, sendo particularmente especial na produção de doces.

"O amendoim é ótimo pelo sabor e, também, pela característica de ser oleoso, permitindo que a gente trabalhe com ele de várias formas, pois dá estrutura a alguns alimentos", defende Julia Brunetto, chef e proprietária da L'a Juo Confeitaria Artesanal.

Já que amendoim não pode faltar nos festejos juninos, ela sugere inovar o cardápio, explorando o alimento em pratos diferentes — além dos tradicionais, que não devem ser deixados de lado, é claro.

"Para quem quer fugir um pouco do óbvio, a sugestão é apostar em brigadeiro de amendoim, bombom de amendoim, barra de chocolate de amendoim, maçã do amor com chocolate e amendoim por fora, além de cookies de amendoim", sugere.

O que você está lendo é [Como o ancestral amendoim ganhou lugar definitivo no cardápio junino].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...