É possível pegar avião errado? Sim! Veja o que acontece nesses casos
Natália Eiras
Colaboração a Nossa
21/04/2023 04h00
"Até que vi que eu estava na página 60", narrou.
Ele achou que estava lendo o livro rápido, parou para assistir um filme e até tirou um cochilinho. Mas, quando acordou, percebeu que aquele voo, que deveria durar 40 minutos, parecia longo demais.
"Olhei no relógio e haviam passado 2 horas. Comentei com a passageira do meu lado e ela: 'mas esse voo está indo para Maceió'". Ele havia entrado no portão de embarque errado e pegado o avião em direção a Alagoas.
💥️O caso não é isolado
Em "Que história é essa, Porchat?", Gregório Duvivier quase passou por uma situação semelhante.
No embarque de um voo também de Guarulhos para o Rio de Janeiro (RJ), o ator chegou a sentar dentro da aeronave quando outro passageiro disse que ele estava em seu lugar. "Achamos que podia ter rolado uma duplicidade e chamamos a comissária", comentou o artista no programa da GNT.
Passageiros fazem check-in em aeroporto
"Devendo, portanto, identificar eventual situação em que um passageiro tenta embarcar em um voo diferente do seu", diz o porta-voz do órgão por e-mail.
Assim, um passageiro pega um avião errado quando, segundo a ANAC, a companhia aérea não cumpriu seu dever operacional. "Portanto, a empresa deve arcar com os custos inerentes à movimentação do passageiro para o destino errado, além de toda a assistência material prevista pela Resolução ANAC N 400-2016", complementa o representante.
Lucas Ramos disse que a companhia em que ele trabalhava se responsabilizou pelos custos da passageira que foi parar na África do Sul. "A chefe de cabine foi chamada no escritório da companhia aérea para se explicar, porque, no sistema da empresa, havia a checagem na porta da cabine. Então foi uma falha de segurança", fala o comissário de bordo. Mas nem todos os casos são assim.
Marcelo Bueno estava, por exemplo, trabalhando em um voo que sairia de um aeroporto pequeno, em que o embarque era feito a pé, pela pista. Um passageiro acabou se enganando e entrou no avião errado. "Mas ele não chegou a voar, percebemos o engano porque ele havia se sentado no lugar de outra pessoa", diz.
O avião da pessoa estava, na realidade, parado logo ao lado. "Eram duas companhias, com cores e uniformes completamente diferentes", fala Bueno. Caso ele acabasse decolando, a companhia que emitiu a passagem, ou seja, responsável pelo passageiro, poderia alegar que o engano foi da pessoa e não cobrir os gastos para que ele viajasse para o destino pretendido.
Foi o que aconteceu com um amigo de Lucas Ramos. "Ele ia pegar um voo de Florianópolis (SC) para São Paulo (SP), mas embarcou, por engano, em um para Campinas (SP). A empresa alegou que havia sido erro do meu amigo. A sorte dele é que são cidades próximas", afirma o criador de conteúdo.
O que você está lendo é [É possível pegar avião errado? Sim! Veja o que acontece nesses casos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments