Yayoi Kusama em Inhotim: Instituto abre galeria dedicada à japonesa
De Nossa
29/06/2023 14h05
A primeira delas é um ambiente doméstico, uma espécie de sala com sofá, televisão, mesa, cadeiras, porta-retratos, tapetes e mais objetos de decoração cobertos por pontos coloridos em tinta fluorescente. Com auxílio de luz negra (ultravioleta), eles brilham e saltam aos olhos dos espectadores. Segundo o próprio museu, o efeito "transforma o espaço e ativa a percepção, de certa maneira, preenchendo um vazio".
"I'm Here, But Nothing" é um dos exemplos de criações de Yayoi ligadas ao seu conceito de auto-obliteração, isto é, a disssolução do espectador no ambiente — que para alguns traz uma sensação de segurança através do contato com os objetos reconhecíveis do entorno, enquanto para outros transmite ausência. Explore a obra na galeria, clicando na seta à direita:
💥️Explica Douglas de Freitas, curador do Inhotim.
Yayoi Kusama é reconhecida mundialmente por eventos, performances, pinturas, esculturas, instalações, trabalhos literários, filmes e até colaborações com o mundo da moda inspirados por suas obras que exploram os limites da experiência humana. O mais recente exemplo foi sua coleção em parceria com a Louis Vuitton, em que as icônicas malas e bolsas da grife francesas foram pintadas por seus "polka dots" coloridos.
💥️A galeria Yayoi Kusama
O projeto arquitetônico da Galeria Yayoi Kusama foi desenvolvido pelos arquitetos Fernando Maculan e Maria Paz em uma área de 1.437m², localizada no Eixo Laranja, próxima à Galeria Cosmococa e ao Jardim Veredas. Ela foi pensada para acomodar a espera e a convivência dos frequentadores, já que o trabalho da artista costuma atrair multidões.
Foram criados ali pequenos largos com bancos de madeira que acomodarão não só os visitantes como convidarão a desfrutar da vista do parque. Sobre toda a extensão da praça e da galeria, uma tela metálica flexível dá suporte ao crescimento de vegetação de origem asiática — Congea tomentosa — um tipo de planta trepadeira de floração densa em tons de branco, rosa, lilás e cinza, transmitindo a noção de tempo e transformação.
A Galeria Yayoi Kusama conta com o patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Serviço
💥️Galeria Yayoi Kusama
💥️Quando? A partir de 16 de julho; de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30
💥️Onde? Eixo Laranja, G24, Instituto Inhotim.
💥️Quanto? R$ 50 inteira (meia-entrada válida para estudantes identificados, maiores de 60 anos e parceiros). Crianças de até cinco anos não pagam entrada.
💥️Como chegar? Inhotim fica em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR381 no sentido BH/SP. Também é possível chegar pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem) no sentido BH/Rio, na altura da entrada para o Retiro do Chalé.
O que você está lendo é [Yayoi Kusama em Inhotim: Instituto abre galeria dedicada à japonesa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments