Munguzá salgado é prato junino para arrasta-pé de família paraibana raiz

Flávia G Pinho

Colaboração para Nossa

16/06/2023 04h00

Tudo gira ao redor da fogueira. Tem muita música, bandeirinhas e balões coloridos, vestidos rodados de chita e danças de quadrilha, traços parecidos com os dos outros festejos que pipocam pelo país em homenagem a São João, São Pedro e Santo Antônio — afinal, todos eles têm sua origem nas festas religiosas portuguesas.

Mas um coração paraibano reconhece uma identidade, um temperinho especial, que só as festas juninas de sua terra têm.

São diferentes, as tradições são outras. A gente comemora durante o mês inteiro, do primeiro ao último dia, e não precisa de bebidas para se aquecer, como o quentão, porque não faz frio. Também dançamos de outro jeito. A quadrilha faz parte da gente, não tem o quê folclórico das danças do pessoal do Sudeste", diz o chef paraibano Onildo Rocha, 47.

Depois de ganhar prêmios e fama na capital João Pessoa, à frente do restaurante Cozinha Roccia e do bufê Casa Roccia, Onildo mudou-se para São Paulo em 2023, onde comanda o restaurante Notiê. Mas ele é tão apaixonado pela temporada das festas juninas que voa para casa sempre que junho começa.

💥️'Arraiá' em casa

Esse amor começou muito cedo, ainda na infância. Caçula de três irmãos, filho de um bancário, o seu Onildo, e de uma professora de artes, dona Marinette, o pequeno Onildo nasceu e cresceu em um apartamento na capital da Paraíba, cercado pelo asfalto — daí o assombro quando foi levado à sua primeira festa junina de interior.

O quitute em questão era o capitão, um bolinho de feijão com farinha e manteiga de garrafa que se modela na hora de comer, misturando os ingredientes com a ponta dos dedos.

Onildo com a mãe e os irmãos - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal Onildo e os irmãos - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal

No capítulo das receitas juninas salgadas, tem milho cozido ou assado na fogueira, além de paçoca de carne-seca com farinha de milho, uma verdadeira iguaria. A galinha de capoeira, nome nordestino para a ave que cresce solta no quintal, doura devagarinho na própria gordura, até gerar um molho grosso, saboroso, perfeito para chuchar o capitão.

O que você está lendo é [Munguzá salgado é prato junino para arrasta-pé de família paraibana raiz].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...