Piada mais velha do mundo fazia graça com pum há quase 4 mil anos
De Nossa
11/07/2023 04h00
O registro encontrado em 2008 em tábuas do período da Antiga Babilônia teria sido concebido entre 2.300 a.C. e 1.900 a.C. e reflete um ditado dos antigos sumérios — povo que vivia na região sul do que é o Iraque hoje: "Algo que não acontece desde tempos imemoriais: uma jovem jamais peida no colo do marido".
É importante notar que fazer rir (ou não) depende de contexto e identidade culturais, então se você não gargalhou do outro lado da tela, pode se consolar no fato de que os sumérios apreciavam a ironia de que mulheres, aparentemente, não assumem este tipo de ocorrência "íntima".
Ainda de acordo com o Dave Historical Humour Study, esta piada é o equivalente ancestral de uma tirada do ator John Barrymore (o avô de Drew Barrymore): "Amor é o delicioso intervalo entre conhecer uma garota linda e descobrir que ela parece um hadoque". A arinca ou hadoque é um tipo de peixe muito comum — e feio, dependendo do gosto do freguês — na costa da Noruega, Islândia e até na Escócia.
💥️Como um estudo define o que é piada?
Segundo o pesquisador, piadas têm uma estrutura definida de três "atos", como uma peça de teatro: elas apresentam uma situação clara, se desenvolvem e possuem um chiste, aquela sacada final que faz rir. Tendo esta base em mente, foi possível aos estudiosos identificar as tiradas que divertiram os povos da Antiguidade.
"Desejando ensinar o seu burro a não comer, o sabichão não ofereceu a ele comida nenhuma. Quando o burro morreu de fome, ele disse: 'Que grande perda eu tive! Bem quando ele estava aprendendo a não comer, morreu'."
💥️10ª: Grécia Antiga, entre 300 d.C e 400 d.C.
Também do "Filógelos", é atribuída aos gregos Hiérocles e Filágrio. "Ao ser perguntado pelo barbeiro da corte como ele queria seu corte de cabelo, o rei respondeu: 'Em silêncio"."
O que você está lendo é [Piada mais velha do mundo fazia graça com pum há quase 4 mil anos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments