Cozinhar no vapor é fácil: veja como deixar verduras e até carnes no ponto
Glau Gasparetto e Thaís Lopes Aidar
Colaboração para Nossa
28/04/2023 04h00
- Acesse nosso Guia de Compras, com ofertas imperdíveis e curadoria que te ajuda a escolher melhor
Apesar de restringir o contato, a água é essencial para o cozimento dar certo. Isso ocorre ao explorar seu estado de ebulição, ou seja, quando o líquido ferve, formando bolhas.
💥️Qual panela usar
A técnica é mais recomendada para alimentos macios e há diversos modelos de panelas próprias para esse tipo de cocção, inclusive elétricas. Outras alternativas no mercado substituem a panela furadinha por cestos igualmente esburacados. Existem, também, cestos de bambu, muito usados na cozinha oriental.
Tempere os legumes ao final da cocção, pois o sal pode interferir na cor e umidade. Só carnes e aves que necessitam de marinada podem ser cozidas depois de condimentadas;
💥️Truque de mestre: papel alumínio
Amílcar Azevedo, do NOU Restaurante, entrega seu segredo para assar carne: colocar um fio de água em assadeira, suficiente para cobrir todo o fundo e, por cima, uma folha de papel-alumínio.
✅Enrole a carne com bastante filme-plástico, coloque sobre o alumínio e acrescente outra folha por cima, formando um envelope de papel-alumínio. Desta forma, preserva a cor da carne e o sabor, sem deixá-la ressecada", compartilha.
Na falta de forno ou fogão, o cozimento no vapor ainda pode acontecer no micro-ondas — mas com alguns cuidados. Nesse caso, não é permitido usar pratos metálicos ou de inox para o processo de cocção, seja de legumes, carnes, verduras ou frutos do mar.
✅Fontes: Amílcar Azevedo, chef do NOU Restaurante; Cris Muratori e Manu Boffino, chefs da plataforma Bake and Cake Gourmet; e Norman Vo, do Miss Saigon.
💥️Receitas 'a vapor'
O que você está lendo é [Cozinhar no vapor é fácil: veja como deixar verduras e até carnes no ponto].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments