Mesa farta, bacalhau e memórias: Páscoa em uma casa portuguesa, com certeza
Entra ano, sai ano, é assim que a família de Danilo Ribeiro, Mafalda Oliveira e a pequena Alice celebra a Páscoa. Sorte que é fácil juntar a parentada — o trio vive pertinho dos pais dele, José Edmar e Denise, e também dos padrinhos, Nino e Cidinha.
São três casas de almas portuguesas, a poucos metros uma da outra, no miolo da Serra da Cantareira, recanto bucólico na Grande São Paulo. "Quando todos se juntam, o grupo chega a uns 12 adultos, fora as crianças", diz Danilo, enquanto cofia os longos bigodes de pontas arrebitadas, que ele cultiva em homenagem aos antepassados.
Os almoços nessa chácara, Danilo tem vívidos na lembrança, especialmente aqueles em que o prato principal era o cabrito ensopado no vinho preparado pelo avô. "Sempre comemos muito frango, coelho, leitão e cabritos, todos criados na chácara, mas o bacalhau vinha do mercadão".
✅A peça de bacalhau ficava pendurada atrás da porta da cozinha e, na hora de preparar, meu avô tirava as últimas lasquinhas com a ponta da faca, para não desperdiçar nada"
O que você está lendo é [Mesa farta, bacalhau e memórias: Páscoa em uma casa portuguesa, com certeza].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments