Mesa farta, bacalhau e memórias: Páscoa em uma casa portuguesa, com certeza

Entra ano, sai ano, é assim que a família de Danilo Ribeiro, Mafalda Oliveira e a pequena Alice celebra a Páscoa. Sorte que é fácil juntar a parentada — o trio vive pertinho dos pais dele, José Edmar e Denise, e também dos padrinhos, Nino e Cidinha.

São três casas de almas portuguesas, a poucos metros uma da outra, no miolo da Serra da Cantareira, recanto bucólico na Grande São Paulo. "Quando todos se juntam, o grupo chega a uns 12 adultos, fora as crianças", diz Danilo, enquanto cofia os longos bigodes de pontas arrebitadas, que ele cultiva em homenagem aos antepassados.

Receita de Família: A bisavó Maximina com o chef Danilo no colo - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal Receita de Família: A matriarca Maximina em sua chácara: mesmos costumes que em Portugal - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal

Os almoços nessa chácara, Danilo tem vívidos na lembrança, especialmente aqueles em que o prato principal era o cabrito ensopado no vinho preparado pelo avô. "Sempre comemos muito frango, coelho, leitão e cabritos, todos criados na chácara, mas o bacalhau vinha do mercadão".

A peça de bacalhau ficava pendurada atrás da porta da cozinha e, na hora de preparar, meu avô tirava as últimas lasquinhas com a ponta da faca, para não desperdiçar nada"

Mafalda bebê com a avó, Magdalena, e os pais, Crispim e Alice - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal Mafalda (à direita) com seu irmão Adriano e a prima Valéria - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal Receita de Família: O chef prepara o bacalhau acompanhado de Cidinha, a madrinha, e a mãe, Denise - Fernando Moraes/ysoke - Fernando Moraes/UOL Uma nova geração por aí: a filha Alice acompanha os pais - Fernando Moraes/ysoke - Fernando Moraes/UOL
O que você está lendo é [Mesa farta, bacalhau e memórias: Páscoa em uma casa portuguesa, com certeza].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...