Cozinha italiana será candidata a patrimônio da humanidade pela Unesco
A proposta foi apresentada pelos ministros da Agricultura e Soberania Alimentar, Francesco Lollobrigida, e da Cultura, Gennaro Sangiuliano, e foi aprovada por unanimidade pela Comissão Nacional.
Agora, o dossiê será transmitido para o Ministério das Relações Exteriores e para a própria Unesco, em uma tramitação que deve ser concluída, no máximo, até dezembro de 2025. A partir de então, a Unesco decidirá se a candidatura virará patrimônio ou não.
No documento, a "cozinha italiana" é definida como um conjunto de práticas sociais, ritos e gestualidade baseadas em saberes locais que, sem hierarquias, é identificada e qualificada. Esse "mosaico de tradições" reflete a diversidade biocultural do país e é baseada em um denominador comum que vai do momento da preparação até o consumo do alimento. Ela ainda reflete momentos de compartilhamento e conversas.
Cacio e Pepe, prato clássico italiano de massa misturada com o queijo Pecorino ralado e polvilhado com a pimenta preta moída na hora
O dossiê foi escrito pelo professor da Luiss, Pier Luigi Petrillo, que já no passado fez a curadoria de outras candidaturas italianas de sucesso, como a Dieta Mediterrânea e a arte dos pizzaiolos napolitanos.
A Itália é o país do mundo com maior quantidade de tombamentos dados pela Unesco — seja de patrimônios materiais ou imateriais — com 60 reconhecimentos.
O que você está lendo é [Cozinha italiana será candidata a patrimônio da humanidade pela Unesco].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments