Tesouros de histórico navio da Corrida do Ouro vão a leilão
Apesar de esta segunda etapa não ter alcançado um valor tão alto por um único item, ela possuiu um catálogo bem mais vasto e impressionante. Se no fim de 2022 foram vendidos 270 lotes, neste segundo leilão foram contemplados 422 lotes, incluindo entre suas peças mais valiosas joias, um robô utilizado na recuperação dos achados e daguerreótipos — o "avô" da fotografia.
"Muitos colecionadores estavam esperando por estes itens extraordinários entrarem no mercado desde que o lendário navio naufragado foi localizado em 1988 e a revista Life proclamou [seus destroços] como o maior tesouro já encontrado na América", comentou Fred Holabird, presidente da casa de leilões Holabird Western Americana Collections, ao jornal britânico Daily Mail.
"A motivação para uma falsificação deste tipo é um mistério, no entanto, moedas emitidas por países politicamente estáveis estavam em falta no Oeste americano da Era da Corrida do Ouro e isso pode ter sido razão suficiente", explica a Holabird em seu catálogo.
Falsificação de uma moeda de ouro mexicana encontrada a bordo do S.S. Central America
Este foi o último leilão previsto e, até o momento, anunciado, dos tesouros do navio a vapor de 280 pés de comprimento, que afundou quando carregava 19 toneladas de ouro das minas, além de pertences pessoais de seus passageiros. Dos 578 passageiros, 425 morreram, segundo o Mail.
O S.S. Central America viajava do Panamá a Nova York, na ocasião. Quando notícia de seu naufrágio chegou à metrópole americana, causou uma crise financeira já que os bancos aguardavam a chegada do ouro a bordo para os seus cofres — o episódio ficou conhecido como o Pânico de 1857.
O que você está lendo é [Tesouros de histórico navio da Corrida do Ouro vão a leilão].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments