Ayahuasca tem caminho sagrado na Amazônia equatoriana

"Deus arrancou um de seus cabelos e plantou na terra. Assim nasceu a ayahuasca, fonte de sabedoria", acrescenta.

Também conhecido como yagé, a ayahuasca é uma decocção preparada tradicionalmente pelos povos da bacia amazônica ocidental do cipó ✅Banisteriopsis caapi.

Muito popular nos Estados Unidos e na Europa, ganhou fama como um remédio milagroso, alucinógeno recreativo, ou até uma droga psicotrópica perigosa.

Isidro Lucitante, curandeiro da etnia Cofan se prepara para a cerimônia de Yagé (Ayahuasca) no vilarejo de Avie, em Lago Agrio, na Amazônia equatoriana em janeiro de 2023 - PEDRO PARDO/AFP - PEDRO PARDO/AFP Isidro Lucitante, ao centro, conduzindo rituais da cerimônia de Yagé - PEDRO PARDO/AFP - PEDRO PARDO/AFP

Nossa cultura vem do conhecimento que nossos ancestrais tinham da medicina do yagé, uma planta milenar e sagrada", explica Isidro, com o rosto acobreado pontilhado de maquiagem.

Membros do povo Cofan pintam o rosto durante a cerimônia Yagé, em que bebem a Ayahuasca, em Lago Agrio, no Equador - PEDRO PARDO/AFP - PEDRO PARDO/AFP Yagé, ou Ayahuasca, como é servida durante a cerimônia no Peru - PEDRO PARDO/AFP - PEDRO PARDO/AFP Os Cofan descansam em redes durante a cerimônia de Yagé - PEDRO PARDO/AFP - PEDRO PARDO/AFP Os Cofan usam sementes de 'achiote' (Bixa orellana) para pintar o rosto para os rituais - PEDRO PARDO/AFP - PEDRO PARDO/AFP Alex Lucitante, um dos membros da etnia Cofan, posa para uma foto no vilarejo de Avie, no Equador. Seu povo é famoso por ter expulsado garimpeiros da região - PEDRO PARDO/AFP - PEDRO PARDO/AFP Miguel Payaguaje, curandeiro dos Siekopai, adota o fumo também como preparação para os rituais do yagé - PEDRO PARDO/AFP - PEDRO PARDO/AFP Isidro prepara o colar de dentes de queixada para a cerimônia do Yagé - PEDRO PARDO/AFP - PEDRO PARDO/AFP Os Cofan ainda cantam e tocam instrumentos durante os cerimoniais de Yagé - PEDRO PARDO/AFP - PEDRO PARDO/AFP

O "taita" chama um participante de cada vez para beber um copo da repugnante mistura. Vem, então, a ordem de se desligar a câmera e terminar a reportagem. Todos se acomodam em suas redes, ansiosos por trilhar "o caminho da serpente".

O que você está lendo é [Ayahuasca tem caminho sagrado na Amazônia equatoriana].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...