Gustavo Eiffel entrou para a história como o mágico do ferro

Nesse contexto, o jovem Gustave Eiffel (15/12/1832 - 23/12/1923), recém formado na prestigiosa Escola Central de Engenharia de Paris, ganhou progressivamente espaço no mercado mundial. Graças a seu talento para utilizar o ferro em seus projetos e à sua vocação para os negócios, ele conquistou fama e prestígio, que permanecem vivazes até hoje.

Bertrand Lemoine, engenheiro, arquiteto e historiador, é um dos especialistas da vida e obra de Gustave Eiffel. Ele é conselheiro científico da Associação dos Herdeiros de Gustave Eiffel e autor de uma biografia sobre o construtor, publicada em 1984. Em entrevista à RFI, no primeiro andar da Torre Eiffel, Lemoine ressaltou que o engenheiro francês criou sua companhia aos 32 anos e se destacou também como um excelente empresário.

Ele dominou as sutilezas da construção metálica, que surgia na época, mas foi também capaz de gerir uma empresa, escolher colaboradores, associar-se a bons parceiros, e encontrar o apoio político adequado."

💥️Conta o biógrafo.

💥️Proezas técnicas

As proezas técnicas e arquitetônicas idealizadas por ele foram construídas nos quatro cantos do mundo. Monumentos com a marca Eiffel dominam a paisagem de várias cidades europeias, mas também das Américas, Ásia, África e Oceania.

Suas construções mais numerosas datam dos anos 1870, como as pontes D. Maria Pia do Porto, em Portugal; de Garabit, no centro-oeste da França, de Ungheni, entre a Moldávia e a Romênia; e de Trang Tien, no Vietnã. A estação ferroviária de Budapeste, na Hungria, a Catedral de Arica, no Chile, ou o revolucionário Observatório de Nice, no sul da França, foram erguidos na mesma década.

A catedral de São Marcos de Arica, construída na década de 1870, foi projetada por Gustave Eiffel, responsável pela torre francesa - Dmitry_Chulov/Getty Images - Dmitry_Chulov/Getty Images A Estátua da Liberdade teve estrutura interna concebida por Eiffel - rypson/Getty Images/iStockphoto - rypson/Getty Images/iStockphoto Torre Eiffel, em Paris - Getty Images - Getty Images Apesar do escândalo do Canal do Panamá, Gustave Eiffel é mais lembrado por proezas como a estação ferroviária Nyugati, em Budapeste, na Hungria - Wirestock/Getty Images - Wirestock/Getty Images

A Associação dos Herdeiros de Gustave Eiffel organiza vários eventos durante todo o ano de 2023 para marcar seu centenário de morte O principal deles será uma exposição sobre o legado do "mágico do ferro", patrocinada pela Unesco. A mostra será inaugurada em Paris, em maio, e depois será exibida em vários países.

O que você está lendo é [Gustavo Eiffel entrou para a história como o mágico do ferro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...