Vai pra Cuba? O cantinho de resorts de luxo que pode salvar ilha da crise
Quem vai à ilha caribenha a turismo, no entanto, pode experimentar tipos distintos de uma indústria vital ao país que enfrenta um período difícil no pós-pandemia.
Destinos prioritários dos viajantes de todo o mundo, as cidades de Havana e Varadero mesclam dois tipos de turismo distintos.
A capital Havana é destino ideal para quem quer sentir de perto a realidade dos cubanos. Em meio ao clichê dos carros antigos e prédios literalmente caindo aos pedaços, cubanos agora abrem pequenas vendas, restaurantes e bares privados em grande quantidade.
emigração em massa e criam diferenças em uma sociedade antes igual. Na microeconomia, como a população ainda é iniciante na administração de pequenos negócios e na precificação de produtos, não é incomum ver, na mesma rua, preços até quatro vezes maiores em um mesmo item.Para Luiz, que possui uma pequena birosca na frente de sua casa onde vende água e café, os turistas que passam por ali buscam vivenciar uma forma diferente de organização da sociedade, independentemente se concordam ou não com os termos.
✅Há alguns saudosistas, que vêm pelos carros antigos, pelo charuto e pelo rum. Mas a grande maioria dos estrangeiros quer entender como funciona um outro modo de vida, que é o nosso cubano. Eu não acredito muito no molde da Revolução atualmente, mas entendo quem quer ver de perto como as coisas funcionam.
Espreguiçadeiras de hotel de luxo em Varadero, em Cuba
"Nos últimos anos os russos vêm visitando cada vez mais Cuba. Eu não sei os dados oficiais, mas é nítida a percepção de que a gente está recebendo mais russos por aqui", disse Rafaela, agente de turismo de uma agência estatal.
Apesar de não fazer distinção entre países, o governo de Cuba exalta a tentativa de recuperação da ilha. De acordo com a mídia oficial cubana, os últimos dados disponíveis mostram que, em janeiro deste ano, cerca de 246 mil visitantes foram a Cuba, uma alta de 186% ante os 86 mil do mesmo período do ano passado. Mas, apesar da história e da influência da ilha caribenha no Brasil, os brasileiros ainda são tímidos por lá.
Dados da CVC, a maior operadora de turismo do País, mostram que em 2023, antes da pandemia, a companhia embarcou 221 passageiros para Havana, o que representa apenas 0,23% do total dos embarques internacionais. Ao que parece, os brasileiros ainda se limitam a visitar o país graças às polêmicas políticas de Cuba por aqui.
O que você está lendo é [Vai pra Cuba? O cantinho de resorts de luxo que pode salvar ilha da crise ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments