Carnavais diferentões: fora do Brasil, folia tem comilança e até boia cross
"Tinha esse componente pagão que demonizava a Igreja franquista, mas também de subversão da ordem estabelecida", explica o historiador Eduardo Montagut em um artigo a respeito no site espanhol "El Salto".
Em Vilanova i la Geltrú, cidade na província de Barcelona, a população foi mais ousada. Nos anos 1950, as pessoas organizavam bailes de máscaras no Carnaval. Nas décadas seguintes, ganharam as ruas, apesar da proibição.
💥️Rússia
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Dorothee Eisenlohr (@dorotheeeisenlohr)
💥️República Dominicana
Uma das mais antigas cidades fundadas por europeus nas Américas, La Vega está no centro da cultura dominicana em vários aspectos, entre eles o Carnaval. A festa, considerada a mais importante manifestação popular do país, começou a criar forma no fim do século 19.
Alguns autores falam que já se fazia um Carnaval ali no século 16, mas à maneira europeia, com fantasias de mouros e cristãos. As primeiras pessoas escravizadas vindas da África já estavam chegando ao país (a República Dominicana foi pioneira no tráfico atlântico), mas o Carnaval com sua contribuição — vital, para dizer o mínimo —, surgiria depois.
O colorido desfile realizado em Punta Cana, na República Dominicana
No início, a temática dos desfiles e suas rebuscadas máscaras e fantasias, belas representações da arte afro-caribenha, giravam em torno das disputas do bem contra o mal. A festa cresceu e assimilou datas comemorativas católicas e históricas. Os dias de Nossa Senhora de Altagrácia (padroeira da República Dominicana) e de Juan Pablo Duarte (líder da independência), no fim de janeiro, são o pré-Carnaval do país. E o feriado da independência, em 27 de fevereiro, encerra a folia.
Tida como uma das festas populares mais intensas e autênticas do continente, o Carnaval de La Vega lembra, no visual, algumas versões brasileiras da festa. As diferenças saltam logo aos ouvidos, pois na ilha o que domina são ritmos caribenhos, como a salsa, além dos dominicanos merengue e bachata.
O que você está lendo é [Carnavais diferentões: fora do Brasil, folia tem comilança e até boia cross ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments