Café que lembra rum pode ser sua nova paixão. Conheça os grãos fermentados

Mas já reparou que os cafés mais cobiçados (e caros) nas cafeterias de ponta, restaurantes e lojas online são justamente os fermentados?

Pode parecer incoerente, mas não é — nesse caso, a fermentação é um processo rigorosamente controlado, capaz de agregar muito mais sabor e aroma ao café e, por isso, tem feito tanto sucesso entre os ✅coffee lovers.

Dependendo da técnica de fermentação induzida, e são muitas, um café de alta qualidade pode se tornar excepcional. Alguns ficam extremamente frutados, outros adquirem notas alcoólicas que lembram rum ou uísque — um prato cheio para quem busca novas experiências nas xícaras de cafés.

Quem prova geralmente leva um choque, são realmente exóticos e muito diferentes. Não dá para tomar o dia inteiro sem enjoar.

Grãos de café fermentado da Martins Café - Divulgação - Divulgação Grãos de café fermentado da Martins Café - Divulgação - Divulgação Grãos de café fermentado da Martins Café - Divulgação - Divulgação Vulcão de café fermentado - Marcos Kim - Marcos Kim Grãos de café fermentado da Eldorado Specialty Coffees - Divulgação - Divulgação Fat Coffee - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram Marcelo, do Jiquitaia e seu cafezinho - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram

Marcelo, do Jiquitaia e seu cafezinho

Para a rede La Guapa, que tem entre os sócios a chef Paola Carosella, o fermentado exclusivo da Martins chega às xícaras em duas versões. "No espresso, que responde por 70% dos pedidos, tem uma crema densa, um café mais old school. Já no coado, fica bem leve", compara Benny Goldenberg, sócio da rede.

Já para o restaurante Jiquitaia, em São Paulo, Fabíola sugeriu um café fermentado com uma levedura que ela conseguiu isolar durante um período de seca.

O café passou por diferentes processos de fermentação e gerou uma experiência bem exótica. Tem notas vínicas que lembram a uva pinot noir, frutas vermelhas marcantes e está evoluindo conforme os grãos verdes envelhecem", poetiza Mariano Martins.

Moído na hora e coado em V-60 Hario na frente do cliente, o café chega pleno de aromas à xícara, segundo Nina Bastos, sócia do Jiquitaia: "Uma pequena parcela do público estranha, mas a maioria se encanta".

O que você está lendo é [Café que lembra rum pode ser sua nova paixão. Conheça os grãos fermentados].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...