Veterano de guerra nepalês amputado nas duas pernas escalará Everest

Hari Budha Magar em abril de 2023 - PRAKASH MATHEMA/AFP

da AFP

18/04/2023 14h24

Após anos de reabilitação e treinamento, ele planeja escalar o Everest no próximo mês, um projeto apresentado em sua página online como "Nem pernas nem limites".

O nepalês estabeleceu uma meta para ver o que poderia fazer "fisicamente", disse à AFP antes de partir para o acampamento-base do Everest.

Hari Budha Magar Himalaya cresceu no Himalaia, então, escalar o Everest era seu "sonho de infância".

O alpinista carrega uma bagagem especialmente projetada, revestida de silicone na região da coxa para protegê-la do congelamento. Ele também usa travas em suas próteses, que são mais curtas que o habitual.

As pessoas com deficiência não estão condenadas à paralisia, "apenas têm uma maneira diferente de fazer as coisas", continua ele.

"Se você conseguir adaptar a vida ao tempo e à situação, tudo é possível, não há limite, o céu é o limite", diz com otimismo.

Seu guia, Krishna Thapa, acredita que eles vão enfrentar o desafio do Everest: "Ele é um grande escalador, está se preparando há seis anos e quebrou vários recordes. Nenhum outro conseguiu isso".

O que você está lendo é [Veterano de guerra nepalês amputado nas duas pernas escalará Everest].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...