Visto de nômade digital: os estrangeiros que escolhem o Brasil como morada

Durante a viagem pela América do Sul, a ideia era ficar um mês e meio no Brasil, o mesmo tempo que havia ficado na maioria dos outros países. Mas Cynthia gostou tanto que estendeu a estadia por mais um mês e meio, totalizando três meses, o máximo permitido para turistas europeus.

Só foi embora do Brasil no dia exato em que venceria o visto. Proprietária de uma agência de traduções na França, Cynthia é integrante do grupo do Facebook "Digital Nomads Around the World", e foi ali que ela descobriu então uma forma de seguir o que literalmente a sua mente pedia: voltar ao Brasil para morar.

Visto de nômade digital no Brasil - Cynthia Vergon - Acervo pessoal - Acervo pessoal Visto de nômade digital -  - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal Praia em Nicoya, na Costa Rica - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto Vista área do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro - Getty Images - Getty Images

Brasil pede uma baixa comprovação de renda; Rio é destino preferido dos nômades

A vida é cara no Brasil. É um dos países mais caros da América do Sul.

É assim que cai por terra a descrição do site Visa Guide World sobre os baixos custos no País. Mas ao mesmo tempo é assim que a proposta do visto atinge seu objetivo.

Mélanie, que há 12 anos mora no Brasil, explica que diferentemente de alguns outros países que oferecem o mesmo visto, o Brasil não exige o pagamento de impostos.

O estrangeiro está empregado por uma empresa do exterior, por isso o dinheiro é de fora para fora e não de fora para o Brasil. Mas vai ser gasto aqui.

Embora as paisagens, o calor, a simpatia dos brasileiros e a cultura ao redor música sejam vantagens que o Brasil tem de sobra, o site Global Nomad Guide deu ao País a segunda nota mais baixa na comparação entre 11 vistos de nômade digital, atrás apenas da Geórgia.

Segurança e estado de direito contribuíram para a pouca pontuação. Apesar disso, Cynthia nunca teve problemas.

"As pessoas sempre me avisam: 'não faça isso, não faça aquilo'. Mas eu não sou uma turista estúpida. Eu sou atenta e é preciso ser assim em todas as grandes cidades do mundo. Em Paris é o mesmo. É a mesma regra em todas as grandes cidades", analisa essa estrangeira que graças ao visto de nômade digital conseguiu ficar no país que a alegra especialmente pela simpatia dos brasileiros e pela música.

O que você está lendo é [Visto de nômade digital: os estrangeiros que escolhem o Brasil como morada].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...