Brasil tem mais de um caso de passageiro indisciplinado por dia
divulgado na segunda (6), que levou em consideração incidentes com passageiros indisciplinados registrados entre 2023 e 2022. Somente no último ano, foram 585 ocorrências, um recorde dos últimos quatro anos.
Em 2023, antes da pandemia, este número era significativamente menor: 304 incidentes. Em 2023, os casos — assim como os voos — diminuíram bastante e 222 ocorrências foram registradas. Em 2023, o número voltou a crescer e já superava o período pré-pandemia com 434 incidentes. Na média do período de quatro anos, foram 386,2 registros por ano, isto é, pouco mais do que um por dia.
No ano passado, 9% de todos os casos envolveram agressões físicas leves ou violentas (um aumento de 2% em relação a 2023). 36% das agressões aconteceram durante o voo e 64% ainda em solo, como foi o caso da Gol. Do total de casos violentos dos últimos quatro anos, 42% aconteceram no solo, 32% na aeronave — antes de levantar voo ou desembarcar — e 26% durante o voo.
✅Esses dados trazem à tona um problema que tem preocupado empresas aéreas, autoridades aeronáuticas e aeroportos em todo o mundo, pois os casos vêm crescendo assustadoramente e geram impactos negativos em toda a cadeia do transporte aéreo."
💥️Explica o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.
Isto porque, segundo Sanovicz, briga ou desordem durante apenas um voo gera um "efeito dominó", que não afeta apenas os passageiros daquele voo, como atrasa os seguintes, impacta o tráfego aéreo e o gerenciamento de pilotos e comissários no atendimento ao público.
💥️Agressões e ameaças vêm crescendo
O estudo da associação ainda analisa e classifica a gravidade do comportamento do passageiro em três níveis:
Nos EUA e na Europa, companhias aéreas têm listas de passageiros proibidos de voar por histórico de agressividade a bordo
Os casos de indisciplina de bordo cresceram durante a pandemia em todo o mundo. Companhias aéreas europeias, assim como as americanas Delta, American Airlines, United Airlines e Southwest têm suas próprias listas de passageiros banidos de voar.
Desde 2023, a agência reguladora americana, Federal Aviation Administration (FAA), possui política de 'tolerância zero' e impõe multas de até US$ 37 mil (quase R$ 192 mil) aos passageiros desordeiros, além de encaminhar investigações criminais ao FBI (Federal Bureau of Investigation, a polícia federal americana).
O que você está lendo é [Brasil tem mais de um caso de passageiro indisciplinado por dia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments