Maior nome da culinária japonesa no Brasil foi criada entre sushi e feijão
Entre eles estavam os avós paternos e maternos da chef Telma Shiraishi, cercados de parentes — ambos os governos estimulavam a migração em família, que reduzia o risco de desistência.
"Eles não vieram em condições tão ruins, meu avô materno chegou a ter uma máquina de beneficiamento de arroz e grãos, mas acabou perdendo tudo e precisou recomeçar do zero. As histórias dos imigrantes são sempre muito sofridas", conta Telma.
"Essa cozinha, com seu cream cheese e seus hot rolls, só se popularizou por aqui através dos americanos. Eu precisava resgatar a verdadeira conexão."
No Aizomê não entra cream cheese. O wasabi que acompanha os sushis é o verdadeiro — não o purê de raiz-forte comum nos rodízios e deliveries. Mas a chef, que acumula uma penca de prêmios, se permite colocar o brasileiríssimo pirarucu e a conserva coreana kimchi no cardápio.
As origens também se misturam na casa que Telma divide com as filhas Juliana, 26 anos, e Livia, 20. "Fiz o contrário do que meus pais fizeram. Criei as duas rodeadas pela cultura japonesa, em escolas geridas pela comunidade, onde aprenderam japonês. Em casa, elas comem de tudo, mas o paladar é claramente inclinado para o oriental."
Oniguiri com furikake
Dificuldade Fácil Ver receita completaO que você está lendo é [Maior nome da culinária japonesa no Brasil foi criada entre sushi e feijão].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments