REPORTAGEM: COP celebra a coragem e tenacidade de 26 pioneiras do olimpismo português - Jogos Olímpicos

Desde as primeiras mulheres a representar Portugal em Jogos Olímpicos, até às mais recentes certezas do desporto nacional, muitas foram várias as atletas distinguidas pelo Comité Olímpico de Portugal no Dia Internacional da Mulher. REPORTAGEM: COP celebra a coragem e tenacidade de 26 pioneiras do olimpismo português Desporto

Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Patrícia Mamona, Vanessa Fernandes e Telma Monteiro são, até ao momento, as mulheres portuguesas que conseguiram o magnífico feito de conquistar uma medalha olímpica. Contudo, para tais extraordinárias atletas terem alcançado tais resultados, outras não menos notáveis tiveram de abrir caminho para que o olimpismo feminino em Portugal fosse uma realidade.

Foram precisamente estas pioneiras que foram homenageadas esta sexta-feira na sede do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa, no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher.

Após um momento musical protagonizado pela soprano Patrícia Modesto, acompanhada por um quarteto de cordas, a cerimónia arrancou com as intervenções de Maria do Sameiro Araújo, vice-presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), e de Cristina Almeida, responsável pelo Departamento de Estudos e Projetos, enaltecendo, não só a coragem e ousadia deste grupo de pioneiras, mas também reforçando a necessidade de continuar a trabalhar em prol de todas as mulheres que também sonham em chegar aos Jogos.

COP homenageia atletas olímpicas no Dia Internacional da MulherAbertura da cerimónia com a soprano Patrícia Modestocréditos: Desporto" data-title="COP homenageia atletas olímpicas no Dia Internacional da Mulher - REPORTAGEM: COP celebra a coragem e tenacidade de 26 pioneiras do olimpismo português"> COP homenageia atletas olímpicas no Dia Internacional da Mulher Abertura da cerimónia com a soprano Patrícia Modesto créditos: Desporto

Nesse âmbito, Cristina Almeida revelou que os próximos Jogos Olímpicos em Paris, serão os primeiros da história onde haverá paridade entre atletas masculinos e femininos.

"De 2 porcento de mulheres nos Jogos de Paris em 1900, passamos a 50 porcento nos Jogos de Paris 2024. Levou-nos 124 anos para aqui chegar!", afirmou a dirigente.

O que você está lendo é [REPORTAGEM: COP celebra a coragem e tenacidade de 26 pioneiras do olimpismo português - Jogos Olímpicos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...