Análise: América-MG perde muitas chances, adia vaga, mas mantém padrão de jogo bem definido
Com a melhor campanha do Campeonato Mineiro 2023, o América-MG chegou ao Ipatingão com o objetivo de garantir vaga à semifinal com duas rodadas de antecedência. Bastava a vitória. A equipe, entretanto, perdeu chances demais, teve azar e ficou no empate. A classificação não aconteceu, mas a evolução individual continua, junto com o modelo de jogo consolidado de Mancini.
💥️+💥️ 💥️Notícias do América💥️
💥️+ Atuações do América-MG: Matheusinho faz bom jogo, mas Dadá Belmonte entra mal; veja as notas
Muito consciente do que fazer em campo, o América soube aproveitar bem as deficiências do adversário. O jogo picado, com gramado ruim, entretanto, dificultou o desempenho em campo. Quando conseguiu desenvolver, faltou mais sorte e capricho para finalizar.
1 de 2 Jogadores do América-MG — Foto: Mourão Panda/ América-MGJogadores do América-MG — Foto: Mourão Panda/ América-MG
O principal destaque do jogo foi Matheusinho. Mais um jogo como protagonista na temporada, com um gol e boas participações no ataque. Mais objetivo e maduro dentro de campo, Matheusinho vai brigar por posição com Everaldo.
Já Dadá Belmonte segue irregular. Tomou decisões erradas e estava em ritmo diferente do time. Quase se redimiu fazendo o gol do desempate, mas o juiz anulou, por toque de mão.
O América foi superior do começo ao fim, como era de se esperar. No primeiro tempo, mostrou superioridade com a bola, criando boas chances desde o início, usando bem as pontas com o auxílio dos dois laterais.
O Ipatinga criou pouco, mas conseguiu agredir pelas pontas, com Márcio e Chiquinho, que fez o gol após uma cochilada da defesa no lado direito, sobrando para ele bater da intermediária. Cavichioli ainda teve o azar de ver a bola desviar no meio do caminho, dificultando a defesa.
A primeira etapa foi marcada por muitas faltas. O jogo picado dificultou o futebol de Benítez, por exemplo. Bem apagado, foi substituído na segunda etapa. Em contrapartida, Nino e Marlon foram bem participativos no ataque, mostrando boa capacidade de auxiliar lá na frente, sobretudo o lateral esquerdo, que deu o passe para o gol de Matheusinho.
2 de 2 Ipatinga x América-MG — Foto: Mourão PandaIpatinga x América-MG — Foto: Mourão Panda
O segundo tempo começou como o primeiro terminou. O América, em uma blitz pelo gol, incomodou bastante. Em 10 minutos, foram cinco boas tentativas, em chutes de fora e dentro da área. Boa parte deles com muito perigo.
O Ipatinga continuou tendo oportunidades em chances periódicas, que só criaram real perigo em chutes de fora da área, como o de Alyson que triscou o travessão. O Coelho se manteve lá na frente, mas continuou perdendo chances. No fim, Adyson cruzou para Juninho que cabeceou de dentro da área, para Gabriel defender bem. Na sequência, Dadá marcou de mão, lance anulado pelo VAR.
Aliás, o garoto Adyson entrou muito bem. Ainda precisa ajustar questões de tomada de decisão e posicionamento, mas teve personalidade, partiu para cima, mostrou consciência tática. Com calma, tem tudo para vingar.
Apesar de não garantir a vaga agora, o América tem a classificação muito bem encaminhada. Junto com o Atlético, é o time mais regular do Campeonato, com a melhor campanha até então. O estilo de jogo de Mancini realmente se consolidou na equipe. Mantendo o padrão e ajustando pontualidades, tem tudo para fazer mais uma sólida temporada.
Se errou muitas chances contra o Ipatinga, é preciso criar outras tantas no próximo jogo. Mais que isso, é necessário finalizar melhor. Isso porque, no próximo sábado, às 16h30 (de Brasília), o América-MG tem o clássico com o Atlético-MG marcado para o Mineirão, na condição de visitante
Assista: tudo sobre o América-MG no ge, na Globo e no Sportv
O que você está lendo é [Análise: América-MG perde muitas chances, adia vaga, mas mantém padrão de jogo bem definido].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments