Qual história do basquete equivaleria à conquista de Fernanda Torres?

Fernanda Torres no Golden Globe 2025

Fernanda Torres no Golden Globe 2025 Imagem: Robyn Beck / AFP

A atuação magistral de Fernanda Torres no belíssimo filme "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, e o prêmio pela obra são um marco e um reconhecimento histórico não só para o cinema nacional, mas para o país como um todo.

Uma vitória da cultura, das mulheres de todo Brasil e uma exaltação à memória. E no basquete, qual história se equivaleria a esta conquista da Fernanda Torres?

De bate pronto, me vem à cabeça a conquista do Mundial em 1994 pela seleção feminina de basquete. A primeira vez que uma seleção - sem ser os Estados Unidos ou a União Soviética - ganhou a medalha de ouro em um mundial.

    Por que Trump quer a Groenlândia para os EUA

    Jamil Chade

    Por que Trump quer a Groenlândia para os EUA

  • Se segura, mundo! Ou a coletiva aleatória de Trump

    Josette Goulart

    Se segura, mundo! Ou a coletiva aleatória de Trump

  • Sinal de alerta vermelho para Neymar na Arábia

    Casagrande

    Sinal de alerta vermelho para Neymar na Arábia

  • Guinada da Meta pode ter impacto profundo no Brasil

    Bruno Boghossian

    Guinada da Meta pode ter impacto profundo no Brasil

Foi uma geração histórica formada por feras como Hortência, Magic Paula, Janeth, Helen Luz, Leila, Alessandra, e dirigida por Miguel Ângelo da Luz. Naquela campanha, a seleção brasileira bateu na semifinal os Estados Unidos - as então bicampeãs mundiais - em um jogaço épico. A seleção americana tinha estrelas do gabarito de Lisa Leslie,Teresa Edwards e Dawn Staley.

Assista aos jogos da NBA AO VIVO por um preço imperdível. A partir de R$ 16/mês você garante o NBA League Pass e não perde nenhum lance. Assine já!

Mas o trio de ferro do Brasil foi sublime, somou incríveis 83 pontos na vitória de 110 a 107. Hortência marcou 32 pontos, Magic Paula, 29 e Janeth, 22.

Na grande final, as brasileiras venceram a China com segurança por 96 x 87, com novo show do "Big Three", com 27 pontos de Hortência, 20 de Janeth e 17 de Magic Paula. Na ocasião, Hortência foi eleita MVP do Mundial.

Dentro da casa dos americanos, em Indianápolis, Indiana, a seleção brasileira comandada nomes como por Oscar, Marcel, Israel, Guerrinha, Gerson, Paulinho Villas Boas, Pipoka, Cadum e, dirigida por Ary Vidal, chocou o mundo ao vencer a seleção americana por 120 a 115.

Conquistamos a medalha de ouro nos Jogos Pan Americanos de 1987. Maior pontuador da final com 46 pontos, Oscar Schmidt foi eleito MVP da competição.

É verdade que o sexto homem é como se fosse o prêmio de melhor ator coadjuvante, mas como o basquete é coletivo, considero um feito extraordinário.

Continua após a publicidade

Leandrinho foi o primeiro brasileiro a vencer um prêmio individual na melhor Liga de Basquete do Mundo. Conhecido por sua velocidade explosiva, o ala/armador encaixou como uma luva no esquema do Phoenix Suns na temporada 2005/06, liderado por Steve Nash, Amar'e Stoudamire e dirigido por Mike D'Antoni.

Esse time foi um dos responsáveis por revolucionar o basquete com o famoso "seven seconds or less" (sete segundos ou menos), um estilo de jogo de altíssimo ritmo para os padrões da época.

O Phoenix foi vice-campeão da NBA e Leandrinho foi eleito o melhor 6° homem da liga. Ele ficou por 14 temporadas na NBA e também se sagrou campeão pelo Golden State Warriors.

Com sua capacidade única de enxergar o jogo e fazer seus companheiros jogarem melhor, o brasileiro Marcelinho Huertas, atualmente no Lenovo Tenerife, da Espanha, se consolidou como um dos maiores jogadores da liga. Ele superou a marca de Pablo Laso como maior assistente da história da liga espanhola.

O basquete brasileiro viveu seu auge o no final dos anos 50 e início dos 60, com o Brasil bicampeão mundial em 1959 e 1963. O bicampeonato foi liderado por Wlamir Marques e Amaury Pasos, que foi eleito MVP em ambas as finais.

Continua após a publicidade

Newsletter

OLHAR APURADO

Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do sobre os principais assuntos do noticiário.

Quero receber

Esses feitos históricos ajudam a tentar dimensionar o que foi um prêmio da magnitude como o de Fernanda Torres no Globo de Ouro.

O reconhecimento de Fernanda Torres com o Globo de Ouro 25 anos após sua mãe, a extraordinária Fernanda Montenegro, ter sido indicada pelo filme Central do Brasil é extremamente simbólico.

"Essa é uma prova que a arte pode perdurar pela vida", disse Fernanda Torres no agradecimento.

No basquete brasileiro alguns ciclos mostram que o esporte também pode perdurar.

Pai e filho, Hélio Rubens Garcia e Helinho Garcia também são provas que o basquete tem a força para permanecer no sangue e como estilo de vida.

Continua após a publicidade

O francano Hélio Rubens foi multicampeão como jogador, e se tornou um dos maiores e mais vitoriosos treinadores de todos os tempos no basquete brasileiro. Helinho Garcia seguiu os passos e ensinamentos do pai e, além de ter defendido a seleção brasileira como jogador, hoje se mostra um excelente treinador no comando do Sesi/ Franca, atual tricampeão do NBB.

A arte e o esporte podem e devem perdurar mesmo nos momentos mais difíceis.

Viva Fernanda Torres, viva a memória!

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do.

O que você está lendo é [Qual história do basquete equivaleria à conquista de Fernanda Torres?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...