Autarcas vão entregar ao Governo manifesto para levar água do Alqueva para sul &
O manifesto lançado pelas autarquias de Aljezur, Odemira e Ourique na semana passada, com vista à partilha de água do Alqueva com o sudoeste alentejano e o Algarve, vai ser levado ao Governo “nas próximas semanas”, adiantou ao ECO/Local Online o presidente ouriquense, Marcelo Guerreiro.
O autarca de Ourique destaca o caso da Somincor, “💥️o maior empregador da região de Baixo Alentejo e um dos maiores exportadores nacionais. Consome água a partir da Barragem de Santa Clara e nos últimos tempos tem tido inúmeras dificuldades, que os tem levado a fazerem novos investimentos no sentido de captarem numa quota mais baixa [de água]”.
Na semana passada, os presidentes das Câmaras Municipais de Aljezur, Odemira e Ourique apresentaram o manifesto “Água ao serviço do futuro”. Este, defende a criação de um plano nacional para a água, que transporte a mesma das áreas onde é abundante para as regiões com escassez. Entre as medidas-chave está o reforço da capacidade da barragem de Santa Clara como um hub para a distribuição de água no Barlavento e no Sudoeste e a criação de um bloco de rega na zona de Ourique. Também são propostas a realização de uma interligação Alqueva-Mira-Odelouca-Bravura e a reabilitação das infraestruturas do sistema de distribuição de água.
“Somos alvo das maiores secas e dos menores índices de precipitação. Aquilo que nos motivou é a falta de água neste território, tanto ao nível agrícola, como também do abastecimento às populações, que por vezes se torna difícil”. Este projeto, prossegue o autarca, “pode dar um impulso e contributo para o desenvolvimento económico do território”.
Somos alvo das maiores secas e dos menores índices de precipitação. Aquilo que nos motivou é a falta de água neste território, tanto ao nível agrícola, como também do abastecimento às populações, que por vezes se torna difícil
O presidente da câmara aponta também a importância do papel da água para outras áreas económicas, como o turismo. “💥️Quando falamos em água não falamos só de agricultura, falamos de criar dinâmica económica do território. Para o turismo é essencial existir água”. Entre as suas pretensões está a de que “a barragem de Santa Clara possa ter um espelho de água mínimo que garanta sustentabilidade e resposta às atividades turísticas”, refere.
Promovido pelos presidentes das Câmaras Municipais de Aljezur, Odemira e Ourique, o manifesto foi subscrito pelos autarcas de Lagos, Lagoa, Monchique, Portimão e Vila do Bispo. Ao todo, somam-se mais de 30 entidades, entre as quais a AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a associação de produtores de fruta, legumes e flores Portugal Fresh e a empresa Somincor, que os canadianos da Lundin colocaram à venda este ano, e que explora a mina de Neves-Corvo.
O que você está lendo é [Autarcas vão entregar ao Governo manifesto para levar água do Alqueva para sul & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments