Os concelhos onde as famílias têm mais dificuldade em comprar casa &
A compra de casa em Portugal continua a ser um privilégio de poucos. 💥️A contínua subida dos preços dos imóveis e os permanentes baixos salários dos trabalhadores ainda deixa muitos portugueses apenas a sonhar em ter uma casa.
Essa realidade é particularmente visível em 💥️Lisboa e Cascais, os dois municípios com os preços da habitação mais elevados, em que o preço médio de venda de uma habitação permanece acima dos 4.500 euros por metro quadrado, segundo dados do Confidencial Imobiliário referentes ao primeiro semestre deste ano.
Nestes concelhos, a pressão para comprar casa é de tal ordem que, segundo os atuais rendimentos médios líquidos dos trabalhadores da Grande Lisboa, revelados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), tanto💥️ um casal de cascalenses como um casal de lisboetas, apenas ambicionarão comprar uma casa no seu concelho recorrendo a crédito bancário se estiverem dispostos a viver num imóvel com uma área inferior a 60 metros quadrados. E mesmo nesse caso, e já considerando o prazo de vigência máximo de um crédito à habitação (40 anos), terão sempre de ter poupanças suficientes para avançar com 10% do valor da escritura, por forma a cumprirem com as medidas macroprudenciais do Banco de Portugal:
💥️Nível de financiamento: O empréstimo não pode exceder 90% do valor do imóvel dado como garantia (✅loan-to-value ratio, na sigla inglesa LTV)💥️Taxa de esforço: O somatório de todas as prestações de créditos, inclusive do crédito à habitação, não pode exceder 50% do rendimento líquido (DSTI).💥️Maturidade: A duração do contrato não pode exceder os 40 anos para mutuários com menos de 30 anos de idade.💥️Nota: Se está a aceder através das ✅apps, carregue aqui para abrir a tabela.
Cascais e Lisboa continuam a ser, de longe, os municípios com os preços mais elevados. 💥️Segundo dados do Confidencial Imobiliário, uma casa com 100 metros quadrados em Cascais e Lisboa custa, em média, 450 mil e 476 mil euros, respetivamente. Trata-se de valores 79% e 89% acima da média nacional. Esta discrepância é sentida particularmente no mercado de usados, com os preços praticados em Lisboa e Cascais a superar em quase o dobro a média nacional. 💥️No entanto, estes não são os concelhos onde ficou mais difícil comprar casa nos últimos dois anos e meio.
Wonderful comments