Maioria das bolsas na Ásia fecha em queda; mercado aguarda PIB dos EUA

Ações da Nintendo caíram 1,32% em Tóquio depois que a companhia anunciou vendas menores que o esperado de unidades do videogame Switch

A maioria das 💥️bolsas asiáticas fecharam no vermelho nesta sexta-feira (26), com as ações caindo à medida que uma inesperada queda na produção industrial japonesa ressaltou as preocupações com a expansão global. O iuane subiu depois que o presidente 💥️Xi Jinping disse que seu país não se envolveria em depreciação cambial.

No final de uma semana movimentada de ganhos, os investidores estão fazendo um balanço de surpresas corporativas boas e ruins contra um cenário econômico frágil, e diminuem o apetite ao risco enquanto aguardam por outros resultados corporativos, além de dados econômicos nos Estados Unidos.

O 💥️Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre nos 💥️EUA será divulgado nesta sexta-feira e será acompanhado de perto, à medida que os investidores buscam razões para reacender a recuperação de 2023 em ativos de risco. Paralelamente, preocupações renovadas em vários mercados emergentes, incluindo Coreia do Sul, Turquia e Argentina, estão contribuindo para o clima de cautela.

O índice 💥️MSCI Ásia-Pacífico, que mede o desempenho dos mercados acionários na Ásia, excluindo o Japão, terminou o dia com recuo de 0,24%, aos 162,13 pontos.

“Os mercados acionários saíram rapidamente de suas baixas em dezembro e estão vulneráveis a um recuo de curto prazo”, afirmou Shane Oliver, chefe de estratégia de investimentos e economista-chefe da AMP Capital, citado pela rede americana CNBC.

Em Tóquio, o índice 💥️Nikkei 225 perdeu 0,22%, para 22.258,73 pontos, enquanto o indicador Topix, composto por todas as ações de primeira linha da bolsa japonesa, caiu 0,15%, para 1.617,93 pontos.

As ações da Nintendo recuaram 1,32% depois que a companhia anunciou vendas menores que o esperado de unidades do videogame Switch. Foram 16,95 milhões no ano fiscal encerrado em março de 2023, um pouco abaixo da previsão de 17 milhões.

Lee Ju-yeol, presidente do Banco Central da Coreia do Sul, previu que as condições econômicas da Coreia do Sul vão melhorar (Divulgação)

Em Seul, o principal índice acionário 💥️Kospi fechou a sexta com queda de 0,51%, aos 2.179,31 pontos, influenciado negativamente pela notícia de que diversos economistas, incluindo um do gigante bancário norte-americano 💥️JP Morgan, rebaixaram suas previsões de crescimento para a 💥️Coreia do Sul em 2023, principalmente após a quarta maior economia da Ásia informar ontem que registrou uma contração de 0,3% no Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre do ano.

💥️Coreia do Sul: Economistas rebaixam previsões após PIB atingir pior nível desde 2018

Nesta sexta-feira, Lee Ju-yeol, presidente do Banco Central da Coreia do Sul (💥️BoK, na sigla em inglês), previu que as condições econômicas da Coreia do Sul vão melhorar perante a situação atual após pedir mais esforços políticos para impulsionar o crescimento econômico.

💥️BC da Coreia do Sul prevê melhora da economia após pior PIB desde 2018

“É verdade que a economia está enfrentando dificuldades porque as condições externas não são favoráveis ​​e o setor privado continua subjugado”, revelou Lee Ju-yeol, em uma reunião com chefes de bancos locais. Entretanto, “a contribuição dos gastos do governo para o crescimento econômico aumentará e as condições econômicas globais melhorarão gradualmente”, previu.

(Divulgação)

Na China, o índice 💥️Shanghai Composite da Bolsa de Xangai diminuiu 1,20%, para 3.086,40 pontos. Já na Bolsa de Shenzhen, o indicador 💥️Shenzhen Component caiu 1,28%, para 9.780,82 pontos.

A autoridade monetária da China, conhecida como 💥️Banco do Povo (People’s Bank of China ou PBC, na sigla em inglês) informou nesta sexta-feira que 💥️manterá uma política monetária prudente, “nem rigorosa e nem frouxa no momento”. Liu Guoqiang, vice-presidente do PBC, revelou em entrevista coletiva que a China “não tem a intenção de apertar ou relaxar a política monetária”.

Na contramão, alguns mercados terminaram a semana em terreno positivo. Na Austrália, o índice 💥️ASX 200 fechou com alta de 0,05%, para 6.385,65 pontos. Já em Hong Kong, o indicador referencial 💥️Hang Seng subiu 0,19%, para 29.605,01 pontos.

O que você está lendo é [Maioria das bolsas na Ásia fecha em queda; mercado aguarda PIB dos EUA].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...