Indico e Oxy receberam mais 35 milhões do BFP para capital de risco &

💥️A Indico Capital e a Oxy Capital receberam mais 35 milhões de euros do Banco de Fomento no âmbito do programa de Venture Capital, anunciou esta quarta-feira a instituição liderada por Ana Carvalho. O aumento de capital decorre do bom desempenho das duas capitais de risco e da superação da primeira meta de execução. Programa de capital de risco sobe execução para 10%.

“Face à boa performance e à superação da primeira meta de execução, o Banco Português de Fomento aprovou o reforço de capital nos fundos geridos pela Indico Capital Partners e Oxy Capital, 💥️elevando a participação do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR) de 65 para 100 milhões de euros, disponibilizando assim mais recursos financeiros para apoiar startups e empresas em crescimento”, anunciou o banco em comunicado.

As regras do do programa de Venture Capital 💥️preveem a possibilidade de aumento de capital por parte do Banco de Fomento caso as capitais de risco o peçam e estejam cumpridas duas metas: o investimento efetivo em beneficiários finais corresponder a, pelo menos, 30% do montante subscrito até 30 de junho de 2024; e o investimento efetivo em beneficiários finais corresponder a, pelo menos, 60% do montante subscrito até 31 de março de 2025.

A Indico Capital e a Oxy Capital cumpriram a primeira meta e, assim, viram as dotações, que lhes foram concedidas inicialmente serem aumentadas de 35 milhões para 50 milhões de euros no Indico VC Fund II, e de 30 milhões para 50 milhões de euros no Fundo Juno, gerido pela Oxy.

“Este 💥️reforço de investimento💥️ permite que o fundo alcance de imediato os 76 milhões de euros de capacidade de
💥️investimento, tendo em conta o capital de privados já investido no mesmo”, afirma Stephan de Moraes, líder da Indico Capital Partners. “💥️Desde o início do ano foram já comprometidos cerca de 15 milhões de euros em quatro empresas: R💥️ows💥️, Indie Campers, Oscar e FRVR, estando 💥️outras operações em fase final de análise e concretização“, refere ainda o gestor, em comunicado enviado às redações.

O Programa de Venture Capital tem uma dotação de 400 milhões de euros para subscrever fundos de capitais de risco que apoiem empresas, sobretudo nas fases de arranque (pré-✅seed, seed, start-up, later stage venture). Em julho, o BPF revelou ao ECO que já tinha assinado todos os contratos no âmbito deste programa e agora, num novo balanço, revela que, 💥️dos “12 fundos de capital de risco contratados, sete já 💥️concretizaram investimentos em empresas”.

Em causa está um 💥️investimento global de 51,8 milhões de euros, dos quais 25,32 são públicos, o que se traduz numa execução de 10,1% do Programa de Venture Capital e uma subida de oito pontos percentuais face ao início de junho. Este investimento foi feito em 21 empresas, abrangendo setores como TIC, e-commerce, engenharia, financeiro, cleantech, consultoria, alojamento, turismo, biotecnologia e fabrico de motociclos, entre outros. As empresas estão distribuídas por várias regiões: Porto, Lisboa, Braga, Viseu, Guimarães, Santo Tirso.

O que você está lendo é [Indico e Oxy receberam mais 35 milhões do BFP para capital de risco & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...