Filhotes de garças nascem em meio ao lixo em ilha disputada territorialmente

No entanto, há meia dúzia de garrafas de plástico e outros dejetos que chegaram pelo mar ao lado do ninho onde nasceu o filhote de garça.

O 💥️lixo, principalmente de plástico,💥️ chega do continente depois de ser despejado nos rios que cortam cidades e vilarejos de Honduras e, eventualmente, El Salvador e Nicarágua.

Este golfo de 3.200 quilômetros quadrados tem uma dezena de ilhas e vários ilhéus. 💥️A região foi palco de disputas territoriais nas últimas décadas, por 💥️onde correm cinco rios que cortam os países ribeirinhos.

- Decomposição demorada -

💥️Para limpar os detritos das ilhas, houve💥️ um trabalho conjunto da ONG Comitê para a Defesa e Desenvolvimento da Flora e Fauna do Golfo de Fonseca, do Instituto de Conservação Florestal de Honduras (ICF) e dos municípios costeiros de San Lorenzo e Marcovia, onde 💥️existem dezenas de vilas de pescadores.

Sob um sol quente, eles entraram agachados sob os arbustos de mangue. Entre as raízes estavam vasilhas de plástico, garrafas de vidro e outros dejetos.

💥️"Esses lixos sólidos [...] levam anos para se degradar", diz à AFP a técnica ambiental Helen Castillo, da estatal ICF.

💥️O golfo tem "cinco das sete espécies de mangue que existem no mundo, por isso é um dos focos de conservação dentro da área protegida", disse à AFP Carlos Zorto, também técnico ambiental e da ONG que participa da limpeza.

"A proteção dessas áreas é de suma importância [...] pela grande diversidade de espécies", acrescenta.

O Golfo de Fonseca é um refúgio para aves migratórias que lá chegam para se reproduzirem, assim como para alguns peixes, como o robalo e o pargo, para caranguejos, camarões e vários moluscos, além de répteis como iguanas e lagartos.

- "Somos vulneráveis" -

Grande parte do lixo jogado nas ruas das cidades e povoados do centro e do sul de Honduras acaba nos rios, que os transportam para o mar, explicou Castillo.

"Vimos tartarugas marinhas que tinham um garfo ou colher de plástico enfiado nas narinas", o que ocasionou a morte dos animais, acrescentou.

Ele reforça que, quando a maré sobe, os dejetos são empurrados para as ilhas.

O chefe do projeto de limpeza da ONG, Adán Rivas, explica que eles também farão a coleta de lixo com membros das comunidades costeiras para conseguir "uma ação mais abrangente".

💥️"Somos os que recebem o maior impacto por sermos países vulneráveis e, neste caso, em Honduras, estamos vendo secas, inundações" e "a diminuição de algumas espécies marinhas", disse Rivas à AFP.

nl/fj/ll/ms/tt

© Agence France-Presse

💥*

Ainda por aqui? Assista à série "Oeste: histórias incríveis de heróis improváveis", uma produção de 💥️Ecoa pelo interior o Brasil

Siga 💥️Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo

https://www.instagram.com/ecoa_uol/

https://twitter.com/ecoa_uol

O que você está lendo é [Filhotes de garças nascem em meio ao lixo em ilha disputada territorialmente].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...