Incêndios ameaçam os modos de vida dos guardiões do Pantanal

Foco de incêndio em Corumbá, no Pantanal Foco de incêndio em Corumbá, no Pantanal Imagem: Planet/SCCON do Programa Brasil MAIS

Às margens do rio Paraguai, uma comunidade tradicional na zona rural de Ladário (MS) escapou por pouco dos incêndios que desde meados de junho castigam o Pantanal. Mas a sequência de queimadas ameaça os modos de vida dos "guardiões" do bioma.

A 7 km de Corumbá (MS), 28 famílias sobrevivem da exploração sustentável dos recursos naturais na APA (Área de Proteção Ambiental) Baía Negra, que guarda as cicatrizes dos incêndios que afetaram a região há duas semanas e reavivaram a lembrança do fogo que queimou mais de 50% da área há quatro anos.

"A gente estava tentando se recuperar do incêndio de 2023, que devastou nosso Pantanal. Não estávamos totalmente recuperados e agora enfrentamos isso de novo", lamenta Virgínia Paes, 53 anos, presidente da Associação de Mulheres Produtoras da APA Baía Negra.

O que você está lendo é [Incêndios ameaçam os modos de vida dos guardiões do Pantanal].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...