Pouco mais de mil espécies representam metade de árvores tropicais do mundo

Copa de uma árvore de catoré em frutificação Copa de uma árvore de catoré em frutificação Imagem: Bruno Garcia Luize

A imensa maioria das cerca de 46 mil espécies de árvores tropicais é extremamente rara, não passando de 10% dos indivíduos desse bioma. Por outro lado, metade das árvores dos trópicos pertence a apenas 1.053 espécies (ou 2,24%).

As estimativas foram apresentadas em artigo publicado na revista ✅Nature, assinado por um consórcio internacional de pesquisadores, incluindo um brasileiro apoiado pela Fapesp.

"As espécies dominantes têm papel fundamental na estrutura da floresta. Elas proveem recursos para outras plantas, fungos e animais. Uma das contribuições do estudo foi apontar algumas poucas espécies que representam uma grande parte dos indivíduos. Com isso, podemos fazer medições e ter estatísticas mais confiáveis de como o ecossistema funciona", explica Bruno Garcia Luize, que realizou o trabalho como parte de seu pós-doutorado no IB-Unicamp (Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas), com bolsa da Fapesp.

O que você está lendo é [Pouco mais de mil espécies representam metade de árvores tropicais do mundo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...