Projeto produz instrumentos musicais a partir de material reciclado

Tripulação da expedição científica Voz dos Oceanos no Quabales Tripulação da expedição científica Voz dos Oceanos no Quabales Imagem: Thiago Sampaio/Voz dos Oceanos

Pouca gente sabe que eu sou carioca da gema e quase ninguém tem ideia de que também sou descendente de um ilustre baiano. Primeiro presidente da Academia de Letras da Bahia, médico, escritor, filólogo e educador, meu bisavô - de quem tenho muito orgulho - Ernesto Carneiro Ribeiro nasceu em Itaparica em 12 de setembro de 1839. Entre seus ilustres alunos estão personalidades como Ruy Barbosa, Euclides da Cunha e Castro Alves. Faleceu aos 81 anos, em 1920, me deixando como "herança" algumas das minhas vocações: educadora e escritora.

Acompanhando de perto a tripulação da expedição científica da Voz dos Oceanos, naveguei por doces lembranças das minhas origens e do meu passado mais distante. Também pude conferir a continuidade de um projeto maravilhoso de Salvador, que traz o ritmo potente da percussão para a educação, a conscientização e a preservação do meio ambiente. A garota que via os grandes nomes da bossa nova reunidos na sala do nosso apartamento em Nova York (quando minha mãe se mudou para a Big Apple comigo e minha irmã Eliane) tocando, ao vivo, aquelas músicas que se tornariam clássicos, "reencontrou" a defensora dos oceanos do presente, que mergulhou na musicalidade baiana.

Em novembro de 2023, durante a primeira etapa da expedição marítima da Voz dos Oceanos, passamos algumas semanas em Salvador. Estivemos no Pelourinho conhecendo mais intimamente o lindo trabalho social do Olodum e recebemos parte do grupo a bordo do veleiro sustentável Kat. Na Praia da Barra, nos juntamos ao Fundo da Folia, que nasceu em 2010, logo após o carnaval, com uma ação de limpeza no fundo do mar para que todos percebessem o lixo que não era "visível" durante a folia. É claro que fizemos um grande mutirão e realizamos uma limpeza de praia, contando com a participação de cegos e pessoas com baixa visão atendidas pelo Instituto de Cegos da Bahia - uma ação inclusiva até então inédita.

O que você está lendo é [Projeto produz instrumentos musicais a partir de material reciclado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...