Liderada por mulheres, escola tem aula de arco e flecha: Forma guerreiros

Relacionadas

Retorno à terra sagrada

Em 1997, retomaram ao território e resgataram a forma de vida indígena. A prioridade naquele momento foi implantar na região, onde vivem hoje 1.500 pessoas, uma escola indígena e resgatar história, cultura e tradição do povo para transmiti-los às novas gerações.

A ideia seria, uma vez tendo a escola construída e classificada na modalidade indígena, combinar os conteúdos que fazem parte da grade curricular convencional, definida pelo Ministério da Educação, com o ensino da cultura e tradição local.

Nessa empreitada, Maria Josefa dos Santos, 86 anos, a primeira pajé mulher da etnia pankará, cumpre um papel fundamental. É ela quem auxilia no ensinamento dos cânticos, dos costumes e tradições para os mais novos, evitando que o apagamento da história faça com que os pequenos indígenas esqueçam de onde vieram, quem são e para onde devem ir.

Escola indígena - Arquivo Escola Josefa Alice - Arquivo Escola Josefa Alice

Siga 💥️Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo
https://www.instagram.com/ecoa_uol/
https://twitter.com/ecoa_uol

O que você está lendo é [Liderada por mulheres, escola tem aula de arco e flecha: Forma guerreiros].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...