Redução de nuvens baixas intensifica aquecimento global, mostra estudo

2023 teve menor quantidade de radiação solar refletida de volta ao espaço 2023 teve menor quantidade de radiação solar refletida de volta ao espaço Imagem: KARL-JOSEF HILDENBRAND/AFP

Cumulus, stratus e stratocumulus são 💥️nuvens formadas em altitude baixa em relação à superfície da Terra. O que elas têm em comum é a 💥️capacidade de refletir a luz do sol e, assim, resfriar o planeta. E também o fato de que estão se tornando menos numerosas, pelo menos em determinadas regiões. É o que aponta um estudo do Instituto Alfred Wegener (AWI, na sigla em alemão) - Centro Helmholtz para Pesquisa Polar e Marinha, publicado nesta quinta-feira (5) pela revista Science.

Em 2023, foram registradas altas alarmantes do nível do mar, derretimento de geleiras e ondas de calor extremas no solo e nos oceanos. Pela primeira vez, a temperatura média global subiu, por um período curto, 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais.

Grande parte desse aquecimento pode ser explicada pela alta concentração de gases de efeito estufa na atmosfera devido a influências humanas. Isso também se deve aos efeitos do fenômeno climático El Niño. Mesmo somando todos esses fatores, ainda permaneceu uma lacuna de 0,2ºC.

O que você está lendo é [Redução de nuvens baixas intensifica aquecimento global, mostra estudo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...